Disciplina Planejamento Conflitual – IPPUR-UFRJ | PPU/4P-UFPR | FAU-USP

Em conjunto com o IPPUR-UFRJ e a FAU-USP, os Programas de Pós-graduação em Planejamento Urbano (PPU) e em Políticas Públicas (4P) da UFPR ofertarão, a partir do dia 30 de setembro a disciplina “Planejamento Conflitual” que pretende apresentar e discutir as referências teóricas e metodológicas do planejamento realizado em contexto de conflito social, assim como experiências de planejamento desenvolvidas a partir da iniciativa de grupos, entidades, moradores e sujeitos políticos organizados.

A disciplina será coordenada pelos professores Fabricio Leal de Oliveira, Luís Régis Coli Silva Jr., Giselle Tanaka, Renato Emerson dos Santos (IPPUR/UFRJ), José Ricardo Vargas de Faria (PPU e 4P/UFPR) e Karina Leitão (FAU/USP).

Estão previstos 8 encontros semanais, além de atividades assíncronas. Em virtude da pandemia de COVID-19, as atividades da disciplina serão desenvolvidas de modo remoto e distribuídas em:

• Aulas pela Internet por meio de aulas expositivas, apresentações dos alunos, seminários e discussão de textos disponibilizados previamente;
  • resenhas/relatos de filmes e palestras específicas definidas previamente;
  • investigações específicas sobre atividades de planejamento em contexto de conflito social para produção de insumos para as aulas.

Aulas na Plataforma Google Meet

Nas 4ª feiras, de 14:00 às 16:00 serão realizadas atividades de ensino remoto por meio da plataforma Google Meet. Em função do número de alunos, as turmas poderão ser divididas em 2 ou 3 grupos, de modo a não exceder o total de 10 pessoas por sala na Internet. A primeira aula, os seminários e a primeira parte (30 min) das demais aulas serão realizados com toda a turma reunida. Conforme o andamento das aulas, as dinâmicas poderão ser revistas em acordo com tod@s @s alun@s.

Aulas na Plataforma Whatsapp

Será oferecido um horário complementar a combinar por email com os alunos inscritos incapacitados permanentemente ou eventualmente de participação via plataforma Google Meet. Inicialmente, está indicado o horário de 4ª feira de 18:00 às 20:00 onde serão apresentados pelos professores relatos das principais questões discutidas na aula do dia + debate com os alunos participantes. A mídia adotada para esta atividade será o whatsapp. Esse horário também poderá ser utilizado para revisões específicas definidas em comum acordo entre professores e alunos, atividades de grupo para preparação de seminários etc.

Matrícula

A inscrição pode ser realizada em qualquer um dos 4 programas, mas o período de matrícula no PPU (mestrado) já está aberto e será entre os dias 09 e 11 de setembro. Para matrícula em disciplina isolada, no caso dos alunos que não integram o corpo discente do PPU, a solicitação pode ser realizada por e-mail (ppu@ufpr.br), com o envio de requerimento próprio que consta no sitio eletrônico do Programa.

Para solicitação de matrícula pelo 4P (mestrado e doutorado) as informações estarão disponíveis em breve no sitio eletrônico do Programa.