Edital 01/2024 – Bolsas de Extensão CEPPUR/PLANTEAR

O Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas (CEPPUR) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Projeto Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR) abrem processo seletivo para vagas de Extensão (EX) para estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia e áreas afins. Os projetos, planos de trabalho e orientador/a estão indicados ao final. Veja aqui mais informações sobre o projeto.

Inscrições

As/Os/Es estudantes interessadas/os/es devem preencher o formulário até as 13h00 do dia 25 de abril de 2024, justificando o interesse no projeto de extensão e anexando cópia do comprovante de matrícula e do histórico escolar atualizados. A entrevista será agendada para o dia 26 de abril de 2024 a partir das 9h30.

A/O/E bolsista, obrigatoriamente, deve possuir conta corrente no Banco do Brasil e dispor de 12 horas semanais para participação no projeto. 

Conforme estabelece o EDITAL N° 03/2024 – PROEC – BOLSA EXTENSÃO 2024, em seu item 2.4, “A bolsa extensão não poderá ser acumulada com outra bolsa no âmbito da UFPR, independente da fonte ou origem do recurso, inclusive pagas por agências externas ou Fundação de Apoio, com exceção dos auxílios vinculados ao Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção – PROBEM (Resolução 31/09 COPLAD/UFPR) e ao Programa de Bolsa Permanência – PBP (Portaria 389/2013 MEC, de 09/05/13 – MEC)”.

Critérios de seleção

O CEPPUR e o PLANTEAR reafirmam seu compromisso com o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, de forma que este edital incentiva e dá preferência à candidatura de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).

Será realizada uma entrevista individual com cada estudante, na qual serão considerados, sem hierarquia entre os critérios: 

  • O tempo disponível para se dedicar ao projeto;
  • Interesse, experiência e produções nos temas abordados;
  • A autodeclaração, quando for o caso, de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).

Bolsas

O projeto oferece uma bolsa PROEC e a distribuição será realizada de acordo com a ordem de classificação das/os/es estudantes no processo seletivo.

Projeto: Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana

O Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana (EPPEU) é um projeto de extensão do Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas (CEPPUR) que pretende oportunizar à comunidade interna espaços de aprendizado em experiências de transformações territoriais e à sociedade o acesso à assessoria técnica gratuita nas áreas de planejamento territorial e engenharia urbana. 

Visa prestar assessoria técnica na área de planejamento urbano, rural e ambiental com o objetivo de construir, com as comunidades ou entes públicos, soluções, subsídios, estudos, planos e projetos de assentamento e regularização fundiária, de urbanização e de infraestrutura urbana e rural, de espaços e equipamentos públicos ou comunitários (lazer, saúde, educação, participação política etc.), cadastros multifinalitários e outras ações que visem a garantia de direitos humanos fundamentais como trabalho, moradia, educação, saúde e acesso a serviços públicos básicos como água, saneamento, energia e transporte. 

Nesse edital, as ações estão relacionadas ao Grupo de Extensão PLANTEAR, que desenvolve o Projeto Planejamento Territorial, Questão Fundiária e Agroecologia.

EXTENSÃO: 1 vaga
Plano de Trabalho: Planejamento Territorial e Assessoria Popular em Contexto de Conflitos Fundiários Urbanos e Rurais.
Requisitos: Graduando em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.
Orientador: Prof. José Ricardo Vargas de Faria

EXTENSÃO: 1 vaga
Plano de Trabalho: Diálogos entre Direitos e Cartografias: reconhecimentos possessórios.
Requisitos: Graduando em Engenharia Cartográfica, Direito, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Geologia.
Orientadora: Profª. Daniele Pontes

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *