Edital 01-2025 – Seleção de bolsista de Extensão PLANTEAR

O Projeto Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR) abre processo seletivo para bolsa de extensão nível B, para estudantes de pós-graduação com atuação em atividades de extensão e desenvolvimento.

PLANTEAR

Nesse edital, as ações a serem realizadas pelo bolsista estão relacionadas às atividades do coletivo interdisciplinar “Planejamento Territorial e Assessoria Popular – PLANTEAR”, articulação dos grupos e projetos de pesquisa e extensão “Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (CEPPUR)”, “Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (MAJUP Isabel da Silva)”, “Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA)” e “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Caracol (EMAU Caracol).

Vaga

1 Bolsa de Extensão B

Requisitos: Estar cursando mestrado na UFPR nas áreas de Comunicação, Design, Letras ou áreas afins e apresentar experiência de pelo menos 2 anos em atividades de extensão, pesquisa ou desenvolvimento relacionadas a produção de conteúdo, diagramação e revisão de textos.

Atividades: Criação de layouts e diagramação de materiais gráficos e digitais de documentos e materiais do projeto, edição e revisão de textos, produção de conteúdo para diferentes plataformas, incluindo redes sociais, sites e materiais institucionais, em consonância com as ações e áreas de atuação do projeto, utilização de ferramentas de design e diagramação, síntese de informações e apresentação de forma acessível e didática.

1 Bolsa de R$3.900,00 (três mil e novecentos reais) pelo prazo de 12 meses.

Inscrições

Estudantes interessados devem submeter a inscrição para o processo seletivo até o dia 09 de abril de 2025 para o e-mail ceppur@ufpr.br, justificando o interesse no projeto e informando o link do currículo lattes, onde deve constar o registro da experiência de acordo com a categoria de bolsa. A entrevista será realizada no dia 15 de abril de 2025 a partir das 9h00. O bolsista selecionado deve dispor de 30 horas semanais para participação no projeto. As atividades iniciarão no dia 1° de maio de 2025.

Critérios de seleção

O Plantear reafirma seu compromisso com o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, de forma que este edital incentiva e dá preferência à candidatura de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).

Será realizada uma entrevista individual com cada estudante, na qual serão considerados, sem hierarquia entre os critérios:

O tempo disponível para se dedicar ao projeto; Interesse, experiência e produções nos temas abordados; A autodeclaração, quando for o caso, de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese