EPPEU conquista prêmio de Extensão Universitária do CREA-PR.

O Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana (EPPEU) conquistou o prêmio de Extensão Universitária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) de 2024. O prêmio visa destacar os melhores projetos de extensão desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior no estado do Paraná.

Os projetos são agrupados em oito modalidades e são avaliados por critérios que valorizam o caráter empreendedor, socioambiental, educativo, acadêmico e profissional, entre outros.

O EPPEU, projeto de extensão que ocupa o segundo colocado na categoria “Civil” da premiação, é vinculado ao Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas (CEPPUR) e a sua missão é a de oportunizar à comunidade interna espaços de aprendizado em experiências de transformações territoriais e à sociedade o acesso a assessoria técnica gratuita nas áreas de planejamento territorial e engenharia urbana.

Em seus trabalhos, o EPPEU atua na construção de soluções, subsídios, estudos, planos e projetos de assentamento e regularização fundiária, de urbanização e de infraestrutura urbana e rural, de espaços e equipamentos públicos ou comunitários (lazer, saúde, educação, participação política etc.), cadastros multifinalitários e outras ações que visem a garantia de direitos humanos fundamentais como trabalho, moradia, educação, saúde e acesso a serviços públicos básicos como água, saneamento, energia e transporte, seja com as comunidades ou com os entes públicos.

Além do EPPEU, outras duas ações da UFPR foram premiadas: o projeto “Sustentabilidade Agroflorestal para o Desenvolvimento Rural” venceu a categoria Multidisciplinar e a divulgação da Revista “Quaternary and Environmental Geosciences” foi a ação campeã da categoria Geologia. Para mais informações, consulte aqui.

Estamos extremamente satisfeitos com esse reconhecimento, que reforça a importância do nosso trabalho e dá visibilidade às ações do projeto. Esse prêmio é um incentivo para continuarmos promovendo mudanças reais e sustentáveis nas comunidades, fortalecendo o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Parabéns a todos os envolvidos!

A premiação dos vencedores ocorrerá no Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, entre os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2024, no UGV Centro Universitário, em União da Vitória.