Edital 09-2023 – Seleção de bolsistas de Extensão PLANTEAR

O Projeto Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR) abre processo seletivo para bolsas de extensão níveis A, B e C, para estudantes de graduação e pós-graduação com atuação em atividades de extensão e desenvolvimento.

PLANTEAR

Nesse edital, as ações a serem realizadas pelos bolsistas estão relacionadas às atividades do coletivo interdisciplinar “Planejamento Territorial e Assessoria Popular – PLANTEAR”, articulação dos grupos e projetos de pesquisa e extensão “Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (CEPPUR)”, “Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (MAJUP Isabel da Silva)”, “Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA)” e “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Caracol (EMAU Caracol).

1 Bolsa de Extensão A
Requisitos: Estar cursando doutorado na UFPR em Geografia, Geomática, Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Direito ou áreas afins e apresentar experiência de pelo menos 6 anos em atividades de extensão, pesquisa ou desenvolvimento relacionadas ao planejamento territorial, assessoria técnica ou jurídica popular, conflitos territoriais e regularização fundiária.
Atividades: Participação em projetos de planejamento territorial e assessoria popular em comunidades urbanas e rurais no Estado do Paraná.
1 Bolsa de R$6.000,00 (seis mil reais) pelo prazo de 10 meses.

1 Bolsa de Extensão B
Requisitos: Estar cursando mestrado na UFPR em Geografia, Geomática, Planejamento Urbano, Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Direito ou áreas afins e apresentar experiência de pelo menos 2 anos em atividades de extensão, pesquisa ou desenvolvimento relacionadas ao planejamento territorial, assessoria técnica ou jurídica popular, conflitos territoriais e regularização fundiária.
Atividades: Diagnósticos e análises socioespaciais, produção de estudos e pareceres sobre conflitos fundiários urbanos e rurais, de planos territoriais e de relatórios e documentos técnicos.
1 Bolsa de R$4.400,00 (quatro mil e quatrocentos reais) pelo prazo de 10 meses.

6 Bolsas de Extensão C
Requisitos: Estar cursando graduação na UFPR em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Direito ou áreas afins e apresentar experiência em atividades de extensão, pesquisa ou desenvolvimento relacionadas ao planejamento territorial, assessoria técnica ou jurídica popular, conflitos territoriais e regularização fundiária.
Atividades: Apoio no desenvolvimento de estudos e pareceres sobre conflitos fundiários urbanos e rurais, de planos territoriais e de relatórios e documentos técnicos.
6 Bolsas de R$1.600,00 (mil e seiscentos reais) pelo prazo de 10 meses.

Inscrições

Os alunos interessados devem submeter a inscrição para o processo seletivo até o dia 30 de julho de 2023 para o e-mail plantear@ufpr.br, justificando o interesse no projeto e informando o link do currículo lattes, onde deve constar o registro da experiência de acordo com a categoria de bolsa. A entrevista será realizada no dia 31 de julho de 2023 a partir das 9h00. O bolsista selecionado deve dispor de 20 horas semanais para participação no projeto. As atividades iniciarão no dia 1° de agosto de 2023.

Critérios de seleção

Será realizada uma entrevista individual com as candidatas e os candidatos, na qual serão considerados o tempo disponível para se dedicar ao projeto, experiência e produções nos temas abordados.