Dificuldade em conseguir estágio/emprego??

Quer melhorar a sua empregabilidade???

Para conseguir um bom estágio/emprego não basta apenas ter um diploma em mãos e vasto conhecimento teórico. Infelizmente, um diploma não garante emprego hoje em dia. A concorrência está cada vez maior e o número de vagas no mercado tem caído. O mercado de trabalho está mais seletivo e espera que os candidatos possuam outras habilidades e conhecimentos além dos que são adquiridos no curso de graduação. Há mais de 100 cursos de engenharia química no Brasil! Qual o seu diferencial??? Em que você se destaca? Geralmente a resposta a esta pergunta são habilidades/características pessoais.

Você pode ainda melhorar a sua formação na graduação. Tem interesse por assuntos que não fazem parte da grade curricular de nosso curso, quer aumentar o seu conhecimento? Que tal buscar disciplinas em outros cursos da UFPR e se matricular nelas como disciplinas eletivas. Veja aqui como se matricular em disciplinas eletivas.

Tem interesse em disciplinas/assuntos de outras universidades do país ou mesmo estrangeiras?? Você pode também realizar um intercâmbio nacional, sabia disso? Que tal realizar um intercâmbio nacional ou mesmo internacional e passar um tempo nestas universidades? Veja as opções aqui na aba superior “Alunos” e depois em “Mobilidade Acadêmica”.

Para ter maiores chances, primeiro é indispensável ter o domínio de outra língua, o inglês ainda é o mais requisitado, seguido pelo espanhol, alemão, francês, mandarim. Não espere a formatura para correr atrás do prejuízo! Invista em um curso de inglês e/ou outras línguas estrangeiras. Veja aqui uma relação de algumas opções na UFPR.

Além disso, é preciso desenvolver habilidades pessoais e interpessoais: superar a timidez, confiar nas suas capacidades, desenvolver/aprimorar a capacidade de se expressar, aprender a trabalhar em equipe, ser pró-ativo, buscar o auto-conhecimento, identificar aspectos fortes e desenvolver os aspectos fracos de cada um, cuidar com a linguagem corporal (qual a mensagem que você transmite), e muitas outras mais. Muitas vezes, estas habilidades garantem a conquista de uma vaga de estágio/emprego.

É preciso investir em você. Que tal começar a fazer cursos de aperfeiçoamento pessoal??

Há várias opções, muitas são gratuitas, veja abaixo algumas:

1 – Faça um curso gratuito no CIEE/PR!!

O CIEE/PR, por meio do Programa de Capacitação e Cidadania, oferece gratuitamente vários cursos, palestras, treinamentos e oficinas em diversos municípios do Estado.

O programa contempla estudantes cadastrados no CIEE/PR, matriculados no Ensino Médio, Técnico e Superior, sem deixar de atender aqueles que já concluíram seus estudos. O objetivo principal é incentivar o aperfeiçoamento profissional e a inclusão social, promovendo a cidadania e a redução das desigualdades sociais.

Público alvo: a juventude, seus familiares e sua comunidade. O apoio a esse público que encontra dificuldade para se inserir no mundo do trabalho, seja na conquista de um estágio ou do primeiro emprego, será feito através da oferta de temas que serão abordados na teoria ou prática possibilitando aumentar seu conhecimento e competência desejados pelas empresas, tais como: administração do tempo, marketing pessoal, liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, entre outros. Segue relação abaixo dos cursos.

Para mais informações, consulte-nos pelo site http://www.cieepr.org.br ou pelos telefones: (41) 3313-4371 – (41) 3313-4367 – e-mail: cidadania@cieepr.org.br ou em uma Unidade Operacional mais próxima.

veja aqui a lista para 2016: EMENTA – CONTEÚDO DOS CURSOS LIVRES (Gratuitos)

e aqui: http://www.cieepr.org.br/wp-content/uploads/2010/03/Programa-dos-Cursos-Livres-Agosto-2016.pdf

2 – Faça cursos no SEBRAE!

Gosta de temas relacionados à gestão, negócios, liderança, empreendedorismo, finanças? Há muitas opções de cursos de capacitação, alguns presenciais outros online. Há opções gratuitas também. Veja aqui as opções: www.sebrae.com.br

3 – Faça cursos no SENAI!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) possui vagas abertas em todo o país para os jovens que querem aprender uma nova profissão e para os mais experientes se desenvolverem ainda mais. São oportunidades em cursos de qualificação, técnico, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação, pagos e gratuitos, cursos de curta duração e outras opções. Veja aqui: http://www.portaldaindustria.com.br/

Aqui opções para EAD: http://www.sistemafiep.org.br/ead/.

Educação Continuada… várias outras opções