Coordenação

A Coordenação de Curso é a unidade administrativa responsável pela direção pedagógica do curso. Ela se baseia no Projeto Pedagógico de Curso aprovado pelo Colegiado de Curso e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.

Entre as suas principais atribuições destacam-se:

  • Articular o colegiado do curso com os departamentos e/ou unidades equivalentes e os serviços de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com o Plano Nacional de Educação.
  • Executar as deliberações do colegiado, orientando, coordenando e fiscalizando as atividades do curso, atendendo aos alunos no seu fluxo acadêmico.

 COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR

O Coordenador do Curso é um professor efetivo do Curso de Graduação, que além de exercer as suas atribuições como docente, pesquisador e em outras atividades administrativas tem também as seguintes competências nesta função:

  • I- convocar e presidir as reuniões do colegiado, com direito a voto, inclusive o de qualidade;
  • II- representar o colegiado junto aos órgãos da Universidade;
  • III- executar as deliberações do colegiado;
  • IV- cumprir as determinações dos órgãos da administração;
  • V- dirigir a secretaria da coordenação;
  • VI- comunicar ao diretor do setor quaisquer irregularidades e solicitar medidas para corrigi-las;
  • VII- designar relator ou comissão para o estudo de matéria a ser decidida pelo colegiado;
  • VIII- decidir matéria de urgência ad referendum do colegiado;
  • IX- articular o colegiado do curso com os departamentos e os serviços de ensino e pesquisa;
  • X- instaurar procedimento e propor aplicação de pena disciplinar;
  • XI- apresentar ao diretor relatório das atividades da coordenação;
  •  e XII- exercer outras atribuições previstas em lei, regulamento ou regimento.

MISSÃO


A missão do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná é a formação de engenheiros químicos fomentando, construindo e disseminando o conhecimento e permitindo a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento científico, econômico e sustentável da sociedade, aptos a atuar responsavelmente em qualquer área da Engenharia Química.


VALORES


  • Promoção do ensino da Engenharia Química pautado na democratização do acesso à informação, respeitando a ética, os valores humanos e o progresso sustentável.
  • Comprometimento com a melhoria contínua do ensino de graduação, tanto no aspecto curricular quanto nos recursos didáticos.
  • Respeito ao meio ambiente, colocando o conhecimento científico adquirido a serviço da sociedade e permitindo o desenvolvimento sustentável.
  • Gestão participativa, dinâmica e transparente comprometida com melhores condições de trabalho, ensino e qualidade de vida.
  • Eficiência, eficácia e efetividade no desenvolvimento das atividades institucionais.
  • Isonomia no tratamento dispensado aos docentes, discentes e técnico-administrativos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná.
  • Respeito aos critérios institucionais usados na alocação interna de recursos e na execução do projeto político pedagógico, dentro de uma política de utilização eficaz dos recursos públicos.

POLÍTICAS


  • Seguir as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que regulamenta o ensino no Brasil, bem como as Resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UFPR;
  • Incentivar uma formação geral sólida, de modo que seja oferecido um caráter multidisciplinar ao graduando e seja proporcionada uma capacitação ampla do profissional, necessária para que o egresso tenha variados tipos de formação de acordo com o projeto político pedagógico do curso de Engenharia Química;
  • Formar profissionais aptos ao exercício da profissão de acordo com a regulamentação do Conselho Profissional;
  • Avaliar constantemente os rumos e novas vertentes que surgem na Engenharia Química devido à dinâmica do processo tecnológico, de forma a adequar o currículo do curso à formação de profissionais com perfil que a sociedade necessita.

 

 

© 2017 Elaine Vosniak Takeshita DEQ/UFPR

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