A Coordenação de Curso é a unidade administrativa responsável pela direção pedagógica do curso. Ela se baseia no Projeto Pedagógico de Curso aprovado pelo Colegiado de Curso e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.
Entre as suas principais atribuições destacam-se:
- Articular o colegiado do curso com os departamentos e/ou unidades equivalentes e os serviços de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com o Plano Nacional de Educação.
- Executar as deliberações do colegiado, orientando, coordenando e fiscalizando as atividades do curso, atendendo aos alunos no seu fluxo acadêmico.
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR
O Coordenador do Curso é um professor efetivo do Curso de Graduação, que além de exercer as suas atribuições como docente, pesquisador e em outras atividades administrativas tem também as seguintes competências nesta função:
- I- convocar e presidir as reuniões do colegiado, com direito a voto, inclusive o de qualidade;
- II- representar o colegiado junto aos órgãos da Universidade;
- III- executar as deliberações do colegiado;
- IV- cumprir as determinações dos órgãos da administração;
- V- dirigir a secretaria da coordenação;
- VI- comunicar ao diretor do setor quaisquer irregularidades e solicitar medidas para corrigi-las;
- VII- designar relator ou comissão para o estudo de matéria a ser decidida pelo colegiado;
- VIII- decidir matéria de urgência ad referendum do colegiado;
- IX- articular o colegiado do curso com os departamentos e os serviços de ensino e pesquisa;
- X- instaurar procedimento e propor aplicação de pena disciplinar;
- XI- apresentar ao diretor relatório das atividades da coordenação;
- e XII- exercer outras atribuições previstas em lei, regulamento ou regimento.
MISSÃO
A missão do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná é a formação de engenheiros químicos fomentando, construindo e disseminando o conhecimento e permitindo a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento científico, econômico e sustentável da sociedade, aptos a atuar responsavelmente em qualquer área da Engenharia Química.
VALORES
- Promoção do ensino da Engenharia Química pautado na democratização do acesso à informação, respeitando a ética, os valores humanos e o progresso sustentável.
- Comprometimento com a melhoria contínua do ensino de graduação, tanto no aspecto curricular quanto nos recursos didáticos.
- Respeito ao meio ambiente, colocando o conhecimento científico adquirido a serviço da sociedade e permitindo o desenvolvimento sustentável.
- Gestão participativa, dinâmica e transparente comprometida com melhores condições de trabalho, ensino e qualidade de vida.
- Eficiência, eficácia e efetividade no desenvolvimento das atividades institucionais.
- Isonomia no tratamento dispensado aos docentes, discentes e técnico-administrativos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná.
- Respeito aos critérios institucionais usados na alocação interna de recursos e na execução do projeto político pedagógico, dentro de uma política de utilização eficaz dos recursos públicos.
POLÍTICAS
- Seguir as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que regulamenta o ensino no Brasil, bem como as Resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UFPR;
- Incentivar uma formação geral sólida, de modo que seja oferecido um caráter multidisciplinar ao graduando e seja proporcionada uma capacitação ampla do profissional, necessária para que o egresso tenha variados tipos de formação de acordo com o projeto político pedagógico do curso de Engenharia Química;
- Formar profissionais aptos ao exercício da profissão de acordo com a regulamentação do Conselho Profissional;
- Avaliar constantemente os rumos e novas vertentes que surgem na Engenharia Química devido à dinâmica do processo tecnológico, de forma a adequar o currículo do curso à formação de profissionais com perfil que a sociedade necessita.
© 2017 Elaine Vosniak Takeshita DEQ/UFPR