Edital 01/2022 – Bolsas de Extensão

O Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (CEPPUR-UFPR) e o Projeto Planejamento Territorial e Assessoria Popular abrem processo seletivo para vagas de Extensão (EX) para estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Direito e áreas afins. Os projetos, planos de trabalho e orientadores estão indicados a seguir.

Inscrições

Os alunos interessados devem preencher o formulário até o dia 26 de abril de 2022, justificando o interesse no projeto de extensão e anexando cópia do comprovante de matrícula e do histórico escolar. A entrevista será realizada no dia 27 de abril de 2022 a partir das 9h30. O(a) bolsista selecionado deve possuir conta corrente no Banco do Brasil e dispor de 12 horas semanais para participação no projeto. Não é permitido “acumular a bolsa, exceto com as de caráter assistencial, com quaisquer bolsas de agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres”.

Critérios de seleção

Será realizada uma entrevista individual com as candidatas e candidatos, na qual serão considerados o tempo disponível para se dedicar ao projeto, bem como interesse, experiência e produções nos temas abordados.

Bolsas

O projeto oferece duas bolsas PROEC e a distribuição das bolsas será realizada de acordo com a ordem de classificação dos estudantes no processo seletivo.

Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana

O Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana (EPPEU) é um projeto de extensão do Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas (CEPPUR) que pretende oportunizar à comunidade interna espaços de aprendizado em experiências de transformações territoriais e à sociedade o acesso a assessoria técnica gratuita nas áreas de planejamento territorial e engenharia urbana. Visa prestar assessoria técnica na área de planejamento urbano, rural e ambiental com o objetivo de construir, com as comunidades ou entes públicos, soluções, subsídios, estudos, planos e projetos de assentamento e regularização fundiária, de urbanização e de infraestrutura urbana e rural, de espaços e equipamentos públicos ou comunitários (lazer, saúde, educação, participação política etc.), cadastros multifinalitários e outras ações que visem a garantia de direitos humanos fundamentais como trabalho, moradia, educação, saúde e acesso a serviços públicos básicos como água, saneamento, energia e transporte. Nesse edital, as ações estão relacionadas ao Grupo de Extensão PLANTEAR, que desenvolve o Projeto Planejamento Territorial, Questão Fundiária e Agroecologia e ao Projeto . Veja aqui mais informações sobre o projeto.

EXTENSÃO: 1 vaga
Plano de Trabalho: Diálogos entre Direitos e Cartografias: reconhecimentos possessórios.
Requisitos: Graduando em Engenharia Cartográfica, Direito, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Geologia.
Orientadora: Profa. Daniele Pontes

EXTENSÃO: 1 vaga
Plano de Trabalho: Planejamento Territorial e Assessoria Popular em Contexto de Conflitos Fundiários Urbanos e Rurais.
Requisitos: Graduando em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.
Orientador: Prof. José Ricardo Vargas de Faria