O Projeto Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR) abre processo seletivo para bolsa de extensão nível C, para estudantes de graduação com atuação em atividades de extensão e desenvolvimento.
PLANTEAR
Neste edital, as ações a serem realizadas pelo bolsista estão relacionadas às atividades do coletivo interdisciplinar Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR), uma articulação dos grupos e projetos de pesquisa e extensão Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (CEPPUR), Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (MAJUP Isabel da Silva), Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA) e Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Caracol (EMAU Caracol).
Vaga
1 vaga de extensão nível C
Requisitos: Estar cursando Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental, em nível graduação, na UFPR.
Atividades: Elaboração de Diagnósticos Territoriais em comunidades em processos de conflitos por terra e território, levantamento, organização e sistematização de dados sociais, ambientais e espaciais, planejamento e execução de aerolevantamento topográfico com VANT, assistência técnica na elaboração de planejamentos territoriais junto a comunidades rurais e urbanas, planejamento e execução de oficinas com comunidades para construção do processo de planejamento territorial popular, desenvolvimento de ações de assessoria popular em engenharia urbana e de infraestrutura em comunidades rurais e urbanas, pesquisa e produção científica sobre processos de planejamento territorial e assessoria popular.
Inscrições
Estudantes interessados devem submeter a inscrição para o processo seletivo até o dia 18 de agosto 2025 para o e-mail ceppur@ufpr.br, justificando o interesse no projeto e informando o link do currículo lattes. Após isso, serão agendadas entrevistas com os candidatos. O bolsista selecionado deve dispor de 30 horas semanais para participação no projeto. As atividades iniciarão no dia 1º de setembro de 2025.
Critérios de seleção
O Plantear reafirma seu compromisso com o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, de forma que este edital incentiva e dá preferência à candidatura de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).
Será realizada uma entrevista individual com cada estudante, na qual serão considerados, sem hierarquia entre os critérios:
O tempo disponível para se dedicar ao projeto; interesse, experiência e produções nos temas abordados; a autodeclaração, quando for o caso, de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), originárias de comunidades tradicionais, mulheres e/ou beneficiárias de políticas afirmativas (cotas, bolsa PROBEM, etc.).