Edital 07-2023 Iniciação Científica

Aberto processo seletivo do CEPPUR-UFPR para vaga de Iniciação Científica (PIBIC). Inscrições até 03/07/23.

O Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (CEPPUR-UFPR) abre processo seletivo para vaga de Iniciação Científica (PIBIC) para estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins para o projeto Planejamento e Assessoria Popular em Conflitos Urbanos e Territoriais no Brasil.

Planejamento e Assessoria Popular em Conflitos Urbanos e Territoriais no Brasil

O objetivo geral deste projeto é identificar e caracterizar experiências de planejamento e de assessoria popular articuladas a iniciativas autônomas de comunidades e movimentos sociais relacionadas à luta pela terra e a resistências a processos de remoção, despossessão e desterritorialização, dentre outras mobilizações sociais relacionadas ao processo de produção da cidade e do território. A diversidade dos contextos de conflito, das práticas e metodologias de assessoria e planejamento, dos agentes envolvidos, tem ensejado iniciativas de análise, sistematização e teorização sobre tais experiências, como aquelas desenvolvidas por redes e grupos aos quais se integra a equipe reunida nesse projeto. A pesquisa proposta visa consolidar esse processo. O trabalho será desenvolvido em 2 etapas: (i) levantamento de experiências brasileiras de planejamento e assessoria, identificando o contexto e as configurações dos conflitos; (ii) desenvolvimento de análises temáticas, por meio de estudos multicaso, com ênfase nos repertórios de ação e nas características dos conflitos associados, visando uma aproximação crítica que contribua para a teorização sobre o tema.

PIBIC: 1 vaga
Plano de Trabalho: Levantamento e mapeamento de experiências de planejamento e assessoria popular.
Requisitos: Graduando em Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.
Orientador: Prof. José Ricardo Vargas de Faria

Inscrições

Os alunos interessados devem preencher o formulário até o dia 03 de julho de 2023, justificando o interesse no projeto de pesquisa e anexando cópia do comprovante de matrícula e do histórico escolar. A entrevista será realizada no dia 05 de junho de 2023 a partir das 9h00. O bolsista selecionado deve possuir conta corrente no Banco do Brasil e dispor de 12 horas semanais para participação no projeto. Não é permitido “acumular a bolsa, exceto com as de caráter assistencial, com quaisquer bolsas de agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres”.

Critérios de seleção

Será realizada uma entrevista individual com as candidatas e os candidatos, para avaliar na qual serão considerados o tempo disponível para se dedicar ao projeto, bem como interesse, experiência e produções nos temas abordados.

Bolsas

O valor da bolsa é de R$700,00 e a agencia de fomento será definida pela classificação dos projetos nos editais próprios da UFPR. A distribuição da bolsa será realizada de acordo com a ordem de classificação dos estudantes no processo seletivo.