Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba

O projeto de pesquisa Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba é parte integrante da Rede de Observatórios de Conflitos Urbanos, uma iniciativa de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais que tem como objetivo registrar, sistematizar, classificar e prover informações sobre lutas urbanas, movimentos sociais e as múltiplas e diversas manifestações da conflitualidade da cidade, através de uma base de dados geo-referenciada a ser disponibilizada on-line. Pretende, enfim, mapear os conflitos urbanos – confrontos expressos por manifestações públicas coletivas que têm a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações no município -, analisar sua distribuição e relações com os espaços livres urbanos e analisar comparativamente o caso de Curitiba em relação aos problemas das cidades participantes do projeto segundo os momentos em que os conflitos se apresentam, que formas tomam e que representações têm.

  • Linha de Pesquisa Políticas e instrumentos do planejamento urbano – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano (PPU-UFPR).
  • Linha de Pesquisa Economia política do Estado nacional e da governança global – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (4P-UFPR).
  • Linha de Pesquisa Planejamento e Conflitos Urbanos – Grupo de Pesquisa CNPq Planejamento e Políticas Urbanas (CEPPUR-UFPR).
  • Linha de Pesquisa: Planejamento e Políticas Públicas. Projeto estruturante: Planejamento e Sustentabilidade: Agentes, Conflitos e Território. Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP-UTFPR)
  • Linha Conflitos Urbanos em Curitiba e RMC. Grupo de Pesquisa CNPq Cidades, Planejamento e Gestão (UTFPR)

ODS12: Cidades e Comunidades Sustentáveis

Financiador: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Docentes pesquisadores:
José Ricardo Vargas de Faria (CEPPUR-UFPR) – Coordenador
Simone Aparecida Polli (UTFPR) – Coordenadora