LAHURB/UFPR – Laboratório de Habitação e Urbanismo

Notícias

Projeto de Extensão PDUC Caximba, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2019 no LAHURB / UFPR, foi selecionado e publicado no 3 Guia IAB para Agenda 2030 para as 17 metas da ONU para o desenvolvimento sustentável, representando a meta 16 – Paz, justiça e instituições eficazes. O propósito do Guia, segundo o IAB, é mostrar como profissionais brasileiros da arquitetura e do urbanismo têm aceitado o desafio de contribuir com o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O PDUC Caximba envolveu diversos docentes da área de urbanismo, em atividades de extensão e ensino, realizadas de maneira articulada. Como extensionistas participaram discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, além da Engenharia Civil, Geografia, Comunicação Social e Serviço Social, da UFPR, UTFPR e PUC PR. O projeto envolveu também instituições e grupos que já desenvolviam atividades no Caximba, tais como a Promotoria de Justiça das Comunidades do Ministério Público do Paraná, Organizações Não Governamentais e o Projeto de Extensão do Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) do Curso de Comunicação Social da UFPR. Considerando a articulação com atividades de ensino, destacam-se o desenvolvimento de uma monografia e um projeto de TFG (2018), a oferta de duas turmas da disciplina de Desenho Urbano IV (2018 e 2019) e uma turma da disciplina Optativa Tópicos Especiais em Urbanismo II – Cartografias para uma outra Curitiba (2019). 

Link para baixar o guia: http://www.iab.org.br/3_guia_iab_2030.pdf


LAHURB – UFPR (Plataforma que reúne informações e análises sobre covid-19 no PR)

A plataforma Paraná Contra a Covid-19 foi criada para reunir informações e análises para o monitoramento e enfrentamento da doença no estado. O Laboratório de Habitação e Urbanismo (LAHURB) da UFPR participa da iniciativa, que conta com o apoio de uma equipe de profissionais das áreas do Planejamento Urbano, Serviço Social, Sociologia, Estatística e Saúde Pública. Professores da instituição e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), alunos, pesquisadores independentes e outros colaboradores contribuem com o projeto.

plataforma, em construção, conta com um painel de consulta de casos de contaminação e óbitos por município e data de registro. A proposta é identificar os locais de maior insegurança social no Paraná a partir de um índice das áreas mais vulneráveis à propagação do novo coronavírus. O Mapa da Solidariedade, gerenciado pela equipe do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo (Lupa) da UTFPR, está sob a coordenação da professora Simone Polli, vinculada ao Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU).

Materia completa: https://www.ufpr.brufpr/noticias/ufpr-colabora-com-plataforma-que-reune-informacoes-e-analises-sobre-covid-19-no-parana/

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Tecnologia
LAHURB/UFPR – Laboratório de Habitação e Urbanismo
Centro Politécnico
Fone: +55(41)3361-3702
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Tecnologia
LAHURB/UFPR – Laboratório de Habitação e Urbanismo
Centro Politécnico Fone: +55(41)3361-3702
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - LAHURB/UFPR – Laboratório de Habitação e Urbanismo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR