TÃtulo: Formas de habitar: dimensões do morar e da produção da cidade de Curitiba.
Registros SIGEU/UFPR: 000049/2020
Descrição: O projeto consiste no reconhecimento de territórios populares, com alta vulnerabilidade socioambiental, a partir de metodologia participativa, com o envolvimento da comunidade, da UFPR e do Ministério Público do Paraná – Promotoria de Justiça das Comunidades. Dedica especial atenção à população que reside nos assentamentos informais e convive cotidianamente com a precariedade nas formas de habitar, incluindo o seu modo de ser e relacionar-se com o mundo. O objetivo é estabelecer um diálogo entre os envolvidos para aprendizado, reconhecimento e emancipação de outros modos de fazer cidade a partir de diferentes racionalidades acerca de um mesmo território. Desta forma, busca-se discutir o Direito à Cidade – algo que não cabe exatamente nas categorias institucionais existentes, desde a multiplicidade de sentidos atribuÃdos ao termo, assumindo que a disputa não se dá exatamente pelo acesso ao espaço urbano, mas pela construção de uma outra cidade possÃvel. A complexidade dos territórios, seus processos de enredamento, os campos simbólicos e suas potências são entradas possÃveis e fundamentais para compreensão da luta travada constantemente nesses territórios. Dadas as caracterÃsticas da Extensão universitária e a partir dos procedimentos metodológicos adotados, espera-se que o projeto possibilite a troca de saberes e fazeres entre sociedade e academia, processos mutuamente emancipatórios a partir da produção coletiva de conhecimento, a formação dos envolvidos na experimentação de co-investigação da produção da cidade, e no reconhecimento de ferramentas alternativas para o planejamento territorial de áreas com alta vulnerabilidade socioambiental.
Público Alvo: Estudantes de graduação e pós graduação da UFPR; docentes e pesquisadores; Promotoria das Comunidades do Ministério Público do Paraná; Organizações Não Governamentais e Comunidade.
PerÃodo:
01/03/2020 Ã 30/03/2024
Professores: Maria Carolina Maziviero (coordenadora), Rodrigo Sartori Jabur (Vice-coordenador); Leandro Franklin Gorsdorf (Direito/UFPR); Lucas Cestaro (pesquisador colaborador)
Alunos Bolsistas: Eduardo Serraglio (2020)
Demais integrantes: Adriano Santana (História/UFPR); Júlia Silveira (Arq.Urb/UFPR); Maycow Gregório (PPU/UFPR); Otavio Socachewsky (Arq.Urb/UFPR); Robert de Almeida Marques (Geo/UFPR); Savio Skiba; Joscélia Zachetko
TÃtulo: Plano de Desenvolvimento Urbano Comunitário (PDUC) para o Bairro Caximba
Registros SIGEU/UFPR: 000083/2019
Descrição: O projeto consiste na elaboração de um plano de desenvolvimento urbano para o Bairro Caximba, a partir de metodologia participativa, com o envolvimento da comunidade, da UFPR e do Ministério Público do Paraná – Promotoria de Justiça das Comunidades. Dedica especial atenção à população que reside nos assentamentos informais e convive cotidianamente com a precariedade da moradia. O objetivo é estabelecer um processo de interação, diálogo e aprendizado dos envolvidos, acerca dos processos que resultam na produção da cidade, responsáveis pelas condições de vida urbana dos moradores dos bairros populares de Curitiba. Dadas as caracterÃsticas da Extensão Universitária e a partir dos procedimentos metodológicos adotados, espera-se que o projeto possibilite a troca de saberes entre sociedade e academia, a produção coletiva do conhecimento e a formação dos envolvidos na compreensão dos processos urbanos e na utilização de ferramentas de planejamento territorial. Além disso, acredita-se também que os produtos e processos derivados da elaboração do plano possam fornecer subsÃdios para a participação da comunidade em futuros processos de intervenção urbana no bairro.
Público Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e moradores do Bairro Caximba
PerÃodo:
15/01/2019 a 15/01/2020
Professores: Madianita Nunes da Silva (Coordenadora), Maria Carolina Maziviero (Vice-coordenadora), Marcelo Caetano Andreoli
Alunos Bolsistas: Luiz Fernando Botelho Cordeiro e
Jéssia Ketlin de Araújo Ramos
Alunos envolvidos (integrantes): Cris Evelin Tortato, Alexandre Pedrozo, Pedro Portugal Sorrentino, André Victor Igarashi, Beatriz Madalena dos Santos, Denis Marcos Pinheiro de Medeiros, Jéssica Ketlin de Araújo, Lucas MaurÃcio Guimarães de Lima, Luiz Fernando Botelho Cordeiro, Mariana Melendes de Brito, Otavio Trevizan Socachewsky, ThaÃs de Araújo Oliveira, Bernardo Donasolo Machado, Daniel FabrÃcio da Veiga, LetÃcia Pille e Giovana Kucaniz.
TÃtulo: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU):práticas participativas populares
Descrição: Ampliar a educação e a formação profissional por meio de vivências sociais, de experiências práticas projetuais e intercâmbio de saberes. Com isso se redesenham as metodologias de ensino e aprendizagem, fomentando processos dialógicos com as comunidades e democratizando os conhecimentos elaborados dentro da Universidade, buscando também os fortalecimentos e autonomias comunitárias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12).
TÃtulo: Ciclovida/UFPR
Registros SIGEU/UFPR: 000003/2017 e 000117/2017
Descrição: O projeto de extensão tem por objetivo disseminar a cultura da bicicleta como modal alternativo entre a comunidade universitária e a cidade. A participação do curso de Arquitetura e Urbanismo se dá de duas formas: i) integração do conteúdo Mobilidade Urbana no ensino de graduação, na disciplina Cidade e Meio Ambiente do CAU/UFPR, na qual os estudantes desenvolvem análise e propostas para o espaço urbano com critérios de aumento de sustentabilidade; ii) realização do Desafio Intermodal do Curso de Arquitetura e Urbanismo – atividade realizada anualmente desde 2009, pela disciplina Cidade e Meio Ambiente, com aplicação da metodologia do Projeto Ciclovida/UFPR, que mede o consumo de combustÃvel, energia, tempo e outros itens. O LAHURB e o grupo de pesquisa Cidade, Meio Ambiente e PolÃticas Públicas se aliaram ao Ciclovida a partir de 2006.
Público Alvo: Comunidade universitária e a população.
PerÃodo:
Ciclovida Fase II: até 2025
Desafio Intermodal Fase II: até 2012
Professores:
Coordenador: José Carlos Assunção Belotto – Técnico – Divisão de Gestão Ambiental/SUINFRA
Vice coordenador: Ken Flavio Ono Fonseca – Docente – Curso de Design
Colaboradores:
– Silvana Nakamori Belotto – Técnico – Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica
– Marcelo Risso Errera – Docente – Departamento de Engenharia Ambiental
– Karin Kassmayer – Docente – Departamento de Direito Público
– Marcia de Andrade Pereira Bernardinis – Docente – Departamento de Transportes
– Pedro Rodrigues Torres Junior – Docente – Setor de Educação Profissional e Tecnológica
– Raul Osiecki – Docente – Departamento de Educação FÃsica
– Eduardo Harder – Docente – Setor Litoral
– Cristina de Araujo Lima – Docente – Departamento de Arquitetura e Urbanismo
– Ana Elisa de Castro Freitas – Docente – Setor Litoral
– Maria Luiza Marques Dias – Docente – Departamento de Arquitetura e Urbanismo
– Ricardo Mendes Junior – Docente – Departamento de Engenharia de Produção
– Aldemir Junglos – Técnico – PROPLAN
– Mario Messagi Junior – Docente – Departamento de Comunicação Social
– Edmeire Pereira – Docente – Departamento de Gestão da Informação
– Andrea Federer – Docente – Departamento de Gestão da Informação
– André Belin Mariano – Docente – Departamento de Engenharia Elétrica
– Gheysa Prado – Docente – Departamento de Design
– Iara Pichioni Thielen – Docente – Aposentada