Menu

Projeto Didático Pedagógico

Perfil dos Egressos (Formandos)

Perfil desejado para o egresso do Curso de Engenharia Civil da UFPR, que deve contemplar os seguintes quesitos:

  1. sólida formação em ciências básicas e de engenharia, aliada à capacidade para enfrentar e solucionar problemas da habilitação e para buscar continua atualização e aperfeiçoamento.
  2. domínio dos princípios básicos unificadores dos diversos sistemas e processos da habilitação.
  3. capacidade de utilização da informática como instrumento do exercício da engenharia.
  4. domínio das técnicas básicas de gerenciamento e administração dos recursos utilizados na profissão.
  5. capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares.
  6. formação ético-profissional.
  7. formação abrangente que lhe propicie sensibilidade para as questões humanísticas, sociais e ambientais.
  8. capacidade prática de abordagem experimental.
  9. senso econômico-financeiro.

Habilidades e Competências dos Egressos

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. aplicar   conhecimentos   matemáticos,   científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  2. projetar e  conduzir  experimentos  e  interpretar resultados;
  3. conceber, projetar e analisar sistemas,  produtos e processos;
  4. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  5. identificar, formular  e  resolver  problemas  de engenharia;
  6. desenvolver e/ou  utilizar  novas  ferramentas  e técnicas;
  7. supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  8. avaliar   criticamente   ordens   de   grandeza   e significância de resultados numéricos;
  9. comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  10. atuar em equipes multidisciplinares;
  11. compreender  e  aplicar  a  ética  e  responsabilidade profissionais;
  12. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  13. avaliar  a  viabilidade  econômica  de  projetos  de engenharia;
  14. assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Projeto Didático e Pedagógico de Engenharia Civil.

Atualizado em:

Universidade Federal do Paraná
Coordenação do Curso de Engenharia Civil

Edifício de Administração, 1º Andar
Centro Politécnico - Jardim das Américas | Curitiba | PR
civilsecretaria@ufpr.br
indisponível
Universidade Federal do Paraná
Coordenação do Curso de Engenharia Civil

Edifício de Administração, 1º Andar
Centro Politécnico - Jardim das Américas | Curitiba | PR
civilsecretaria@ufpr.br
indisponível

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais

pt_BRPortuguese