Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou a Semana Acadêmica de Engenharia Civil. Segundo a organização, o evento registrou mais de 5 mil inscrições considerando as diferentes atividades da programação, o maior patamar de participação desde a pandemia, consolidando esta como a edição mais expressiva dos últimos cinco anos.

Promovida pelo Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná (DAEP) com orientação da coordenação do curso, a Semana contou com 16 palestras e visitas técnicas a instituições e obras de referência, como a Pirâmide Solar do Caximba, o Porto de Paranaguá, o IPPUC/Hipervisor, a Estação de Tratamento de Ãgua Miringuava, a ORPEC Engenharia e a Ponte de Guaratuba.
As palestras ocorreram no Auditório do Prédio de Administração, enquanto o Hall Potty Lazzarotto recebeu uma feira de oportunidades que aproximou estudantes de empresas e profissionais da engenharia. O espaço reuniu estandes de sete empresas: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Sanepar, GEL Engenharia, Thá Engenharia, Intertechne, Rottas Construtora e Incorporadora e IPOS Especialização.
Os debates abordaram temas como Mecânica dos Solos e Fundações, Gestão de Recursos HÃdricos, soluções de estudos e projetos da área, além de outros assuntos relacionados aos desafios da formação de engenheiros civis.
De acordo com os organizadores, a Semana Acadêmica contribuiu não apenas para o desenvolvimento técnico dos estudantes, mas também para o aprimoramento de habilidades interpessoais e visão crÃtica. O foco em novas tecnologias, processos sustentáveis e demandas sociais foi destacado como um diferencial para complementar a formação em sala de aula.
Para a próxima edição, em 2026, a proposta do DAEP é ampliar a abordagem multidisciplinar com foco nos desafios da engenharia no futuro, a fim garantir uma boa preparação para os estudantes da área.

ℹ️ Publicado por Luana Perroni, com supervisão de ThaÃse Mendonça.