ℹ️ Por Luana Lopes (Sucom/UFPR), com informações da CPA-UFPR
Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Podem participar da pesquisa docentes e servidores técnico-administrativos.
De acordo com a CPA, a pesquisa permite o autoconhecimento e traduz aos gestores a percepção da comunidade sobre temas e polÃticas relevantes. Os resultados subsidiam o planejamento e o desenvolvimento institucional, com foco na melhoria da qualidade das atividades administrativas, de gestão, ensino, pesquisa, extensão e saúde. Também são subsÃdios para as avaliações externas do Ministério da Educação, nos atos de recredenciamento da instituição e de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.
A pesquisa estará disponÃvel no Portal de Sistemas – Formulários UFPR até o dia 6 de outubro. Os temas abordados serão desenvolvimento institucional, responsabilidade social, polÃticas de pessoal, organização e gestão e sustentabilidade financeira.
Os dados de login são requeridos apenas para a validação da pesquisa, bem como para a identificação do vÃnculo do respondente com a universidade (perfil de docente ou de técnico) e da unidade de lotação (pró-reitoria, setor, superintendência ou equivalente), para fins de análise gerencial segmentada. A identidade do servidor será preservada na apresentação dos resultados da pesquisa.
As perguntas não são obrigatórias. O público pode escolher, a depender do seu conhecimento, os temas que deseja avaliar e quais perguntas sobre o tema deseja avaliar.
A Avaliação Institucional interna, conduzida pela CPA, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pelas avaliações externas da instituição, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes (Enade).
O Sinaes propõe que se avalie, trienalmente, dez dimensões, integradas a cinco eixos. A ilustração abaixo traduz quando cada eixo será abordado nas pesquisas da UFPR para o ciclo 2024-2026: