A pesquisa “O Matadouro Municipal do Guabirotuba” apresenta a trajetória deste estabelecimento, inaugurado no final do século XIX e que permaneceu em funcionamento até 1974. Resultam do trabalho um livro e um site.
O primeiro, “Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba”, compreende dois capÃtulos que discutem a construção dos edifÃcios, as implicações com a higiene pública e a vasta legislação a respeito de ambos.
O site “O Matadouro Municipal e o Guabirotuba” revela como se constituiu o bairro a partir daquele estabelecimento, das ações urbanizadoras e dos planos urbanÃsticos propostos para a região. Ali é possÃvel ler a Ãntegra do livro “Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba”.
O trabalho, realizado pelas pesquisadoras Zulmara Clara Sauner Posse e Elizabeth Amorim de Castro, foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e incentivado pelas empresas CELEPAR, HIGISERV Limpeza e Conservação S/A e BEST WAY TRIPS Agência de Viagens e Turismo Ltda.