Os estudantes Gabriel Castro Osachuki e Raul Comelli Pizzato, do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistaram o 2º lugar no 18º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura 2025, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).
O concurso, de abrangência nacional, avalia o uso correto e criativo do aço em projetos arquitetônicos, considerando aspectos conceituais, tecnológicos e construtivos. A partir disso os estudantes elaboraram um projeto para a construção de um novo centro de visitantes para o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do PiauÃ.
A ideia foi propor uma estrutura multifuncional capaz de abrigar a vigilância e a preservação do parque, um laboratório dedicado aos estudos arqueológicos e ao acervo local, além de um centro de recepção para o turismo, atendendo à demanda crescente por infraestrutura.
“Além do desejo de enfatizar a importância da Caatinga, também tÃnhamos como objetivo valorizar e expandir os estudos arqueológicos que ocorrem no parque. Afinal, a Serra da Capivara consiste em um importante sÃtio arqueológico, com registros das pinturas rupestres mais antigas das Américasâ€, disse Gabriel Osachuki.
Ao avaliarem a iniciativa os jurados destacaram tanto a escolha da implantação, em área anteriormente ocupada por outra edificação, quanto à escala dos edifÃcios criados, assim como a concepção do módulo estrutural alinhada à s necessidades do programa estabelecido. A estrutura foi considerada original e bem desenvolvida.
“Esse prêmio não é fruto apenas do esforço empreendido a este concurso e à concepção deste projeto, mas também do aprendizado somado de outras competições das quais participamos. O reconhecimento é resultado de um percurso construÃdo ao longo do curso, no qual buscamos sempre oportunidades para explorar a arquitetura e a tecnologia em sua dimensão mais ampla. Toda experiência é valiosa, e essa vem somada a uma conquistaâ€, comemorou Raul Pizzato.
O resultado do concurso pode ser acessado na página oficial do prêmio e o projeto dos estudantes da UFPR está disponÃvel AQUI.