Estudantes de Engenharia Ambiental da UFPR participaram da organização da 22ª Jornada de Agroecologia, evento que aconteceu entre os dias 6 e 10 de agosto, e que teve como sede o Campus Politécnico, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A ação na Jornada foi construÃda a partir da colaboração entre estudantes, professores e voluntários e contou com a ajuda de profissionais da área, como Eliza Camargo, responsável pela gestão de resÃduos do Centro Politécnico.
A oficina foi idealizada pela primeira vez após a última Jornada, evento caracterizado pela geração em grande escala de resÃduos sem a devida separação, resultando na impossibilidade de aproveitamento. Foi aà que nasceu o desafio de se planejar a gestão de resÃduos da próxima Jornada.
Com o objetivo de trazer a educação ambiental para o público de modo acessÃvel e de reduzir a contaminação e o volume de resÃduos encaminhados ao aterro, a oficina aconteceu no dia 7 de agosto, em formato de roda de conversa. Sua didática debruçou-se na criação de um espaço de troca de saberes para com a comunidade externa, local de escuta e compartilhamento de experiências que permitiu que fosse construÃda de maneira coletiva a ideia de uma Jornada Rumo ao Lixo Zero.Â
A separação dos resÃduos orgânicos teve o seu maior resultado dentro das cozinhas. Foi a partir do encaminhamento de cascas e sobras vegetais para a Horta do Jacu, que houve o acúmulo de cerca de uma tonelada de resÃduos ao longo dos quatro dias de evento.
Para a aluna de Engenharia Ambiental, Gabriela Abreu, a iniciativa serviu para trazer-lhe uma compreensão diferente sobre os desafios que envolvem a educação ambiental. De acordo com ela, ficou evidente que mesmo com orientação, o descarte indevido acontece, o que evidencia cada vez mais a necessidade de uma cultura de conscientização.
Gabriela conta que os relatos das ex-catadoras de materiais recicláveis foram o momento mais marcante, pois serviu para mostrar que a pauta envolve problemas não só ambientais, mas também sociais, sendo um problema que milhares de pessoas enfrentam todos os dias.
Os organizadores da iniciativa ressaltam que, com os resultados positivos da oficina e o desejo de próximas edições, espera-se estar cada vez mais perto do lixo zero.
ℹ️ Publicado por Luana Perroni, com supervisão de ThaÃse Mendonça.