A Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene, no dia 25 de novembro, dedicada a reconhecer a contribuição cientÃfica de pesquisadores do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A cerimônia, presidida pelo vereador Rodrigo Marcial, entregou votos de congratulações e aplausos a sete docentes do departamento e o Prêmio João Crisóstomo Arns ao professor Carlos Ricardo Soccol, principal homenageado da noite.
Foram homenageados os docentes Adenise Lourenço Wosiacki, Carlos Ricardo Soccol, Gilberto VinÃcius de Melo Pereira, Júlio César de Carvalho, Luciana Porto de Souza Vandenberghe, Susan Grace Carp e Vanete Thomaz Soccol. Todos integram o grupo dos 2% melhores cientistas do mundo em 2024, segundo ranking da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).
Durante a sessão, transmitida ao vivo no youtube, os pesquisadores homenageados compartilharam suas trajetórias e reforçaram o compromisso da UFPR com a formação de pessoas, a produção de conhecimento e o desenvolvimento social. “Na UFPR, temos a oportunidade de desenvolver pesquisa aplicada e devolver à sociedade o que é investido pelo nosso povoâ€, destacou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Luciana Porto de Souza Vandenberghe. Ela ressaltou ainda que as pesquisas desenvolvidas na área têm como objetivo principal substituir o carbono fóssil por alternativas sustentáveis, de grande relevância para a sociedade e para a indústria.



Com mais de quatro décadas dedicadas à UFPR, o professor Carlos Ricardo Soccol é um dos nomes mais influentes da biotecnologia no Brasil. Sua atuação foi determinante para a criação do primeiro curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do paÃs, consolidando a UFPR como referência na área. Ao longo de sua carreira, contribuiu para a formação de mais de 3.500 engenheiros, orientou 137 mestres, 100 doutores e mais de uma centena de pesquisadores em diferentes nÃveis. Seus trabalhos, em parceria com colegas professores e ex-orientados, resultaram em mais de 125 patentes depositadas pela UFPR
Em sua fala na cerimônia, Soccol relembrou o histórico de implantação da área de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR e ressaltou o compromisso com a inovação e com a geração de produtos de alto valor agregado. “Minhas pesquisas sempre tiveram o propósito de agregar valor à s cadeias produtivas brasileiras. O Brasil tem um potencial extraordinário para transformar seus recursos em medicamentos, biocombustÃveis, alimentos e outros produtos de alto impactoâ€, destacou.
Reconhecido por sua produção cientÃfica de impacto global, ele figura entre os pesquisadores mais citados do mundo em bases de referência internacionais. Sua atuação envolve pesquisas em fermentação em estado sólido, microalgas, economia circular e produção de fármacos e alimentos inovadores, incluindo carne cultivada, vitaminas e compostos funcionais derivados da cadeia do biodiesel.
Criado há 30 anos e regulamentado pela Lei Municipal nº 109/2018, o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns reconhece personalidades que se destacam na produção de conhecimento, na educação e na atuação cientÃfica com relevância pública. A homenagem leva o nome do frei João Crisóstomo Arns, educador que contribuiu para o fortalecimento da formação humanÃstica e cientÃfica em Curitiba.
Publicado por ThaÃse Mendonça, com informações da Câmara Municipal de Curitba