Alunos dos cursos de Engenharia QuÃmica e Música se reuniram no auditório do Prédio de Administração no dia 14 de junho para mostrar que ciência e arte podem caminhar juntas. O evento Termo-Musical apresentou canções criadas pelos próprios estudantes para explicar conceitos da disciplina Termodinâmica para Engenharia QuÃmica I de forma divertida e acessÃvel.
Cinco grupos de alunos subiram ao palco com paródias e composições inéditas inspiradas em temas da disciplina, como Leis da Termodinâmica, Equações de Estado e Pressão de Vapor. Teve de tudo: versões de clássicos como Asa Branca e Mamonas Assassinas até músicas autorais criadas especialmente para a atividade.
O projeto surgiu a partir dos desafios enfrentados no ensino da Termodinâmica, uma disciplina essencial na formação dos engenheiros quÃmicos, mas muitos alunos têm dificuldade para acompanhar a matéria. Pensando nisso, a professora Danniele Bacila, que ministra a disciplina Termodinâmica para Engenharia QuÃmica I, lançou o desafio: transformar conceitos teóricos em letras de música.
Para potencializar a produção, as equipes foram formadas de maneira a reunir diferentes talentos, incluindo estudantes que tocam instrumentos musicais. Além disso, os alunos de Engenharia QuÃmica contaram com o suporte técnico e artÃstico dos colegas da graduação em Música.
Além de tornar o aprendizado mais leve, essa iniciativa também cumpre o papel da extensão universitária: levar o que é produzido dentro da universidade para a comunidade, criando novas formas de compartilhar conhecimento e aproximar a ciência do dia a dia das pessoas, inclusive de quem ainda está no ensino médio e pensa em estudar na universidade no futuro.