A 50ª Semana Acadêmica de Engenharia QuÃmica (SAEQ) reuniu mais de 250 estudantes entre os dias 25 e 29 de agosto, no Prédio do Departamento de Engenharia QuÃmica, no Centro Politécnico. Com o tema “O passado inspira, o futuro reage!â€, o evento celebrou cinco décadas de história ao promover cinco dias de palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas, criando um espaço de integração entre universidade, mercado e pesquisa.
A palestra de abertura, no dia 25 de agosto, foi conduzida pelo professor Moacir Kaminski, um dos grandes nomes da Engenharia QuÃmica na UFPR, que compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, trazendo reflexões sobre o futuro da área e os desafios da formação de novos engenheiros.
Outro destaque da programação foi a participação de Kaique Santos, fundador do BetaEQ, um dos maiores perfis de divulgação cientÃfica em Engenharia QuÃmica no Brasil. Em sua fala, Kaique apresentou uma visão inspiradora sobre as múltiplas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, mostrando aos estudantes como a profissão pode abrir caminhos para diferentes áreas de inovação.
A semana também contou com a presença de Tarsila Pedroso, engenheira quÃmica formada pela UFPR e atualmente atuando na Lightera, marca global no setor de fibra óptica e conectividade. A egressa compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, destacando como a formação na UFPR foi essencial para construir sua carreira e alcançar espaço em um mercado competitivo e em constante transformação.
Os auditórios superior e inferior da Engenharia QuÃmica receberam também representantes de empresas e instituições de referência, como Duas Rodas, Lorene, Southquim, EJEQ, Ambev, Sider QuÃmica, Visagio, Bacco, Electrolux, Renault, Valmet, Sete Ambiental, Acadêmica, Ingredion, ExxonMobil e Mondelez.
Além disso, a programação da SAEQ incluiu minicursos e oficinas, com destaque para Formulação Cosmética na Prática e Cerveja Artesanal. Nessas atividades, os participantes puderam inclusive levar para casa os produtos desenvolvidos.
Outro ponto alto foram as 11 visitas técnicas realizadas, que levaram os estudantes a empresas como WEG Tintas, Ambev, Ingredion, Sanepar e Lactec. Essas experiências aproximaram os acadêmicos do cotidiano da indústria, permitindo que conhecessem de perto processos produtivos, tecnologias e práticas de sustentabilidade.
A SAEQ foi organizada por uma comissão de estudantes do curso, liderada por Júlia Trentin e Estefany Costa, com orientação da coordenação e apoio do Diretório Acadêmico de Engenharia QuÃmica. Para Estefany, a experiência de estar à frente da comissão foi desafiadora, mas recompensadora.
“Organizar a 50ª edição da SAEQ foi bem puxado, com muitas reuniões à noite e bastante correria, mas no fim tudo valeu a pena. Foi muito gratificante preparar a recepção dos calouros, ver que superamos nossa expectativa de público e perceber que as pessoas realmente gostaram do evento. Ficamos muito felizes com esse resultado.â€, comemorou.
ℹ️ Publicado por Cairo Yuri, com supervisão de ThaÃse Mendonça.