Do dia 22 até o dia 26, iniciou-se a Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica no Campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAEM).
O evento ocorre desde 2006, e neste ano teve como tema a “Eficiência Energéticaâ€. Essa escolha decorreu das transições energéticas e das diversas inovações tecnológicas da atualidade, mudanças que colocam em xeque a importância de se desenvolver soluções que reduzam o consumo de energia e priorizem a sustentabilidade dos processos. Seu principal objetivo também envolveu o compartilhamento de experiências profissionais e de oportunidades aos estudantes.
O evento contou com a venda de mais de 1000 ingressos. Além de trazer aos estudantes que participaram uma ampla gama de conhecimentos técnicos, proporcionar networking e diversas oportunidades, trouxe para os membros do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica diversas habilidades, como gerenciamento de tempo, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Os cursos envolveram linguagem de programação, softwares e VeÃculos e Aeronaves, já os workshops têm como pauta a Manufatura Aditiva, o Corte a Laser, a Soldagem e a Laminação, e foram ministrados nas salas de aula de Engenharia Mecânica – PGs, enquanto as palestras e o encerramento do evento terão lugar no Auditório Inferior de Engenharia QuÃmica. As visitas técnicas ocorrem nas empresas BACCO, HORSE, AMBEV, Adriática e Bodebrown.Â
Na sexta-feira (26), ocorreu a cerimônia de encerramento, contando com a presença de ex-alunos do curso de Engenharia Mecânica e ex-integrantes de diferentes projetos de extensão, o que garantiu diferentes visões de trajetória profissional e acadêmica, trocas de experiências profissionais e trouxe a relevância dos projetos de extensão no âmbito acadêmico. Foram eles: Lucas Petermann, integrante do projeto Fórmula; Wesley Domingues, participante do Engenhar; Eduardo Costa, que fez parte do ECO e Markos Oliveira, que atuou tanto no Baja quanto no ECO.
De acordo com Maria Paula Campos de Oliveira, esses momentos “favorecem o crescimento de habilidades socioemocionais e organizacionais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemasâ€. Assim, para a próxima edição, a organização planeja fortalecer os laços criados com empresas e palestrantes a fim de buscar novas oportunidades de colaboração.
ℹ️ Publicado por Luana Perroni, com supervisão de ThaÃse Mendonça.