A Unidade de Controle e Execução Orçamentária é responsável por executar, acompanhar e controlar as execuções orçamentárias/financeiras do Setor de Tecnologia.
Antes de iniciar o processo, a unidade demandante deverá consultar a disponibilidade do item desejado nas atas de pregões vigentes da UFPR, disponÃvel em: https://pra.ufpr.br/licitacoes/upcl/pregoes-vigentes/.
Caso o item esteja disponÃvel, abrir processo do tipo “Orçamento e Finanças: Pagamento a Pessoa JurÃdica” com nÃvel de acesso “Público”.
Inserir o documento nato SEI “TC: Aquisições por pregão”. Todas as informações sobre a instrução do processo, demais documentos necessários e tramitações pertinentes constam neste formulário.
A contratação dos serviços de coffee break é exclusiva para eventos institucionais, sendo vedada para eventos não caracterizados como tal. Os Empenhos de coffee break são fiscalizados pela CGU, que é rigorosa na observação sobre a caracterização de Evento Institucional, conforme determinado no OfÃcio nº 337/2010-AUDIN/UFPR, de 27/08/2010:
“Consideram-se eventos institucionais, aqueles eventos onde ocorrerá uma divulgação para a comunidade externa do papel exercido por nossa instituição. Geralmente nesse tipo de evento são convidadas pessoas ilustres de nossa comunidade externa. Ex.: prefeito, vereadores, reitores de outras IFES, etc. ou eventos promovidos pela UFPR, onde haja também a participação de servidores de outros órgãos com ampla divulgação, tais como: Seminários, Congressos, Fóruns, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.”
A decisão sobre o caráter institucional do evento é prerrogativa do Ordenador de Despesas. Portanto, ao solicitar autorização para empenhar itens do registro de preços de coffee break, além da solicitação informando unidades e quantidades, deverá constar declaração expressa do Ordenador de Despesas sobre o caráter institucional do evento. O documento nato SEI deve ser assinado exclusivamente pelo Diretor do Setor.
Além de seguir as orientações que constam em Aquisição de bens ou serviços por meio de Pregão, deverão constar no processo:
¹ Dar preferência à inclusão de documentos externos que exibam as informações (PDF, “prints”) ao invés de apenas informar links de acesso aos sÃtios eletrônicos.
Importante: Na especificação do processo deverá constar: 3390.39.41 – P.E. nº XX/20XX (Vig. XX/XX/20XX) – Coffee Break – Evento XXXXX, de XX a XX/XX/20XX – Duodécimo – Departamento XX
Observação: Alterar o nÃvel de acesso no SEI para “Restrito”, Hipótese Legal “LGPD (Lei nº 13.709)”, apenas para documentos que contenham Dados Pessoais ou Dados Pessoais SensÃveis de Pessoas FÃsicas (RG, CPF, por exemplo).
Após receber e aferir a conformidade do(s) material(is) ou serviço(s), a unidade demandante deverá instruir o processo para pagamento, seguindo os passos abaixo:
Inserir e autenticar os seguintes documentos externos no processo SEI:
Por fim, inserir, preencher e assinar o documento nato SEI “ORÇ. FIN: Atesto de Documentos Fiscais”:
Após a etapa de instrução, tramitar o processo para UFPR/R/TC/UCEO e encerrá-lo em sua unidade, pois o processo não poderá permanecer aberto em outras unidades enquanto estiver em trâmite de pagamento.
Observação: Alterar o nÃvel de acesso no SEI para “Restrito”, Hipótese Legal “LGPD (Lei nº 13.709)”, para documentos que contenham Dados Pessoais ou Dados Pessoais SensÃveis de Pessoas FÃsicas (RG, CPF, por exemplo).
Atenção: Devido à especificidade dos pregões de Ãgua Mineral e Serviços de Chaveiro, para pagamento das notas fiscais correspondentes, observar as orientações especÃficas contidas em: Pagamento de fornecedor – Ãgua Mineral e Serviços de Chaveiro.
Sempre que o fornecedor descumprir qualquer obrigação estabelecida em Edital, como por exemplo: se recusar a receber o empenho, atrasar a entrega, não entregar, entregar objeto diverso ao solicitado ou com defeito e não providenciar a substituição no prazo, entre outros.
Identificada qualquer irregularidade, a unidade solicitante deverá instruir o processo do tipo “Licitação: Apuração de responsabilidade de licitante ou fornecedor”. Sugestão de especificação de processo: “Razão social do fornecedor – Empenho 20XXNE00XXXX – UFPR/R/TC/XXX”.
As orientações constam na Instrução Normativa CLIC/PRA/UFPR nº 01/2023, disponÃvel neste link.
Observação: Informar a UCEO sobre a abertura do PAR e relacioná-lo ao processo financeiro no sistema SEI.
O processo financeiro permanecerá aguardando uma resolução da ocorrência por parte do fornecedor. Entretanto, caso a unidade solicitante não tenha mais interesse em aguardar a entrega do objeto, o empenho poderá ser cancelado. O cancelamento deverá ser solicitada à TC/UCEO formalmente no processo financeiro e é condicionada à instrução e encaminhamento do PAR à CLIC.