APRESENTAÇÃO
As questões urbanas e suas tensões estão se tornando cada vez mais complexas e desafiadoras, exigindo uma constante renovação do conhecimento por parte dos agentes, através de questionamentos das tradicionais formas de compreensão da realidade e da formulação de alternativas de ação.
O Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano – PPU, é uma iniciativa conjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Ao mesmo tempo, ao incorporar docentes dos cursos de Economia, Direito, Geografia e Geomática, evidencia uma abordagem interdisciplinar necessária para enfrentar o desafio das temáticas do planejamento urbano.
O objetivo principal do PPU é capacitar pesquisadores, docentes e profissionais para compreender e articular os distintos campos do conhecimento que concorrem para a interpretação dos fenômenos vinculados às dinâmicas urbana e metropolitana, destacadamente aqueles relacionados ao planejamento territorial, e à elaboração de políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento das competências necessárias à produção do conhecimento científico e da inovação.
Dentre os objetivos específicos, o PPU procura capacitar pesquisadores e profissionais de formações diversas frenteaos princípios, métodos e técnicas do planejamento urbano contemporâneo e na formulação, execução e análise de políticas públicas voltadas para a gestão urbana; pretende contribuir para a compreensão crítica do processo de urbanização e da identificação dos limites e possibilidades da atividade do planejamento urbano; e formar mestres capacitados para atuarem, com qualidade, na promoção do ensino, pesquisa e atuação profissional no planejamento urbano. Portanto, o egresso do mestrado PPU deverá ser capaz de: i) contribuir em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas vinculadas às linhas de pesquisa do PPU, a partir de uma perspectiva interdisciplinar;ii) desenvolver pesquisas e difundir conhecimentos relacionados ao campo do planejamento urbano;iii) contribuir com a administração pública e privada, desenvolvendo planos, programas e projetos de gestão territorial nas escalas urbana e metropolitana.
A periodicidade da Seleção é Anual, compreendendo 10 vagas por período.
O Curso de Mestrado compõe-se de disciplinas de caráter obrigatório e de caráter eletivo, dentro do domínio específico ligado à área de concentração e às linhas de pesquisa. O discente deverá integralizar no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas cursadas antes da qualificação. A prática de docência é parte integrante da formação do pós-graduando e constituirá disciplina do currículo do curso,tendo caráter obrigatório para os alunos bolsistas. Para os demais discentes a Prática de Docência é facultativa.
No que tange à produção do conhecimento, o PPU pretende articular os processos de produção da cidade contemporânea aos métodos, objetivos e estratégias de intervenção, abrangendo disciplinas das ciências sociais, administração pública e engenharia. Caracteriza-se pela interdisciplinaridade, traduzida no corpo docente e nas linhas de pesquisa e adota como referência uma visão multidimensional da realidade urbana. O PPU estrutura-se a partir de duas linhas de pesquisa: Dinâmicas urbanas e Políticas e instrumentos do Planejamento Urbano.
A linha de pesquisa DINÂMICAS URBANAS tem como propósito contribuir para a compreensão dos fenômenos que se relacionam com a aceleração da urbanização e o contemporâneo processo de metropolização, não apenas do ponto de vista teórico, mas também com uma perspectiva aplicada, em dimensões inter-relacionadas. Para tanto, dois eixos de investigação se consolidam: de um lado, sob um viés estruturalista, as pesquisas se concentram no entendimento da espacialização metropolitanapor meio da compreensão: i) da dinâmica imobiliária, observando a expansão e localização das ocupações irregulares para a consolidação da forma urbana, ii) dos elementos da dinâmica econômica, que permitem inserir as metrópoles no processo de globalização e acabam resultando na conformação de espaços e arranjos sociais similares; iii)do processo de expansão urbano-metropolitana, suas estruturas e osimpactosdessaocupação em áreas ambientalmente sensíveis, em conjunto com a questão do consumo de recursos naturais e artificiais correlacionados; iv) dascaracterísticas dos espaçosde mobilidade e sua relação com a forma urbana; e v) da interdependência, conectividade e complementaridade dos sistemas de espaços livres urbanos e a influência da legislação urbana e ambiental correspondente. De outro lado, sob um viés fenomenológico, as pesquisas analisam a conformação da paisagem e da forma urbana por meio da compreensão: i) dos atributos físicos e sensoriais primordiais, dos usos, ocupações e apropriações cotidianos que caracterizam o espaço público; e ii)das características morfológicas do espaço urbano. Em ambos os eixos, entretanto, intenta-se refletir como a convergência estruturada das estratégias e políticas de ciência, tecnologia e inovação podem contribuir com soluções para o planejamento urbano.
– Calendário de matrículas para o segundo semestre para alunos regulares do Programa é de 1° à 06 de agosto no SIGA.
– Alunos isolados preencher requerimentos na secretaria do Programa de 1° á 05 de agosto.
– Início das aulas dia 15 de agosto/2016
CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016
Docentes:
OLGA LUCIA CASTREGHINI DE FREITAS FIRKOWSKI
A linha de pesquisa POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO está voltada a investigar, a partir de uma concepção relacional de poderes, os sentidos, a formação, implantação e avaliação de políticas urbanas, considerando os agentes envolvidos direta e indiretamente na produção da cidade, bem como, a concepção e utilização das ferramentas de intervenção e sua devida articulação com as propostas de cidade estabelecidas nos seus diversos níveis de planejamento. As temáticas discutidas nos trabalhos dos docentes participantes dessa linha reúnem estudos que tratam e articulam temas, tais como: i) relação entre gestão urbana e instâncias de poder; ii) papel do Estado, do quadro institucional, dos aparatos administrativos e da participação e ação social na gestão urbana; iii) políticas e instrumentos de gestão do solo; iv) produção da moradia e políticas habitacionais; v) planejamento e sistemas de transporte e mobilidade sustentável; vi) soluções de geoinformação para análise espacial aplicada ao planejamento urbano; vii) políticas fundiárias e as respectivas concepções que perpassam a leitura sobre a terra, o espaço e as categorias normativo-simbólicas que definem a posse e propriedade e as competências para o tratamento das intervenções e ações no urbano. A perspectiva da linha propõe a superação de uma leitura binária em que as oposições tradicionais obscurecem a complexidade da articulação de elementos que transitam entre os diversos interesses e sobre as apreensões simbólicas que delineiam as muitas feições das cidades.
MARCIA DE ANDRADE PEREIRA BERNADINIS
COORDENAÇÃO E SECRETARIA
Profª. Madianita Nunes da Silva
Coordenadora
Profª. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
Vice-Coordenadora
Claudete Kintzel
Secretária
Contato:
Atendimento de 2ª a 6ª feira entre 8h00 e 14h00
E-mail: ppu@ufpr.br
Telefone da secretaria: + 55 41 3361 3702