Menu

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano

 

APRESENTAÇÃO

As questões urbanas e suas tensões estão se tornando cada vez mais complexas e desafiadoras, exigindo uma constante renovação do conhecimento por parte dos agentes, através de questionamentos das tradicionais formas de compreensão da realidade e da formulação de alternativas de ação.

Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano – PPU, é uma iniciativa conjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Ao mesmo tempo, ao incorporar docentes dos cursos de Economia, Direito, Geografia e Geomática, evidencia uma abordagem interdisciplinar necessária para enfrentar o desafio das temáticas do planejamento urbano.

O objetivo principal do PPU é capacitar pesquisadores, docentes e profissionais para compreender e articular os distintos campos do conhecimento que concorrem para a interpretação dos fenômenos vinculados às dinâmicas urbana e metropolitana, destacadamente aqueles relacionados ao planejamento territorial, e à elaboração de políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento das competências necessárias à produção do conhecimento científico e da inovação.

Dentre os objetivos específicos, o PPU procura capacitar pesquisadores e profissionais de formações diversas frenteaos princípios, métodos e técnicas do planejamento urbano contemporâneo e na formulação, execução e análise de políticas públicas voltadas para a gestão urbana; pretende contribuir para a compreensão crítica do processo de urbanização e da identificação dos limites e possibilidades da atividade do planejamento urbano; e formar mestres capacitados para atuarem, com qualidade, na promoção do ensino, pesquisa e atuação profissional no planejamento urbano. Portanto, o egresso do mestrado PPU deverá ser capaz de: i) contribuir em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas vinculadas às linhas de pesquisa do PPU, a partir de uma perspectiva interdisciplinar;ii) desenvolver pesquisas e difundir conhecimentos relacionados ao campo do planejamento urbano;iii) contribuir com a administração pública e privada, desenvolvendo planos, programas e projetos de gestão territorial nas escalas urbana e metropolitana.

A periodicidade da Seleção é Anual, compreendendo 10 vagas por período.

O Curso de Mestrado compõe-se de disciplinas de caráter obrigatório e de caráter eletivo, dentro do domínio específico ligado à área de concentração e às linhas de pesquisa. O discente deverá integralizar no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas cursadas antes da qualificação. A prática de docência é parte integrante da formação do pós-graduando e constituirá disciplina do currículo do curso,tendo caráter obrigatório para os alunos bolsistas. Para os demais discentes a Prática de Docência é facultativa.

No que tange à produção do conhecimento, o PPU pretende articular os processos de produção da cidade contemporânea aos métodos, objetivos e estratégias de intervenção, abrangendo disciplinas das ciências sociais, administração pública e engenharia. Caracteriza-se pela interdisciplinaridade, traduzida no corpo docente e nas linhas de pesquisa e adota como referência uma visão multidimensional da realidade urbana. O PPU estrutura-se a partir de duas linhas de pesquisa: Dinâmicas urbanas e Políticas e instrumentos do Planejamento Urbano.

A linha de pesquisa DINÂMICAS URBANAS tem como propósito contribuir para a compreensão dos fenômenos que se relacionam com a aceleração da urbanização e o contemporâneo processo de metropolização, não apenas do ponto de vista teórico, mas também com uma perspectiva aplicada, em dimensões inter-relacionadas. Para tanto, dois eixos de investigação se consolidam: de um lado, sob um viés estruturalista, as pesquisas se concentram no entendimento da espacialização metropolitanapor meio da compreensão: i) da dinâmica imobiliária, observando a expansão e localização das ocupações irregulares para a consolidação da forma urbana, ii) dos elementos da dinâmica econômica, que permitem inserir as metrópoles no processo de globalização e acabam resultando na conformação de espaços e arranjos sociais similares; iii)do processo de expansão urbano-metropolitana, suas estruturas e osimpactosdessaocupação em áreas ambientalmente sensíveis, em conjunto com a questão do consumo de recursos naturais e artificiais correlacionados; iv) dascaracterísticas dos espaçosde mobilidade e sua relação com a forma urbana; e v) da interdependência, conectividade e complementaridade dos sistemas de espaços livres urbanos e a influência da legislação urbana e ambiental correspondente. De outro lado, sob um viés fenomenológico, as pesquisas analisam a conformação da paisagem e da forma urbana por meio da compreensão: i) dos atributos físicos e sensoriais primordiais, dos usos, ocupações e apropriações cotidianos que caracterizam o espaço público; e ii)das características morfológicas do espaço urbano. Em ambos os eixos, entretanto, intenta-se refletir como a convergência estruturada das estratégias e políticas de ciência, tecnologia e inovação podem contribuir com soluções para o planejamento urbano.

 

– Calendário de matrículas para o segundo semestre para alunos regulares do Programa é de 1° à 06 de agosto no SIGA.

– Alunos isolados preencher requerimentos na secretaria do Programa de 1° á 05 de agosto.

– Início das aulas dia 15 de agosto/2016

CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

DISCIPLINAS – EMENTAS

 

Docentes:

ALESSANDRO FILLA ROSANELI

CRISTINA DE ARAUJO LIMA

MADIANITA NUNES DA SILVA

MARIANO DE MATOS MACEDO

OLGA LUCIA CASTREGHINI DE FREITAS FIRKOWSKI

 

A linha de pesquisa POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO está voltada a investigar, a partir de uma concepção relacional de poderes, os sentidos, a formação, implantação e avaliação de políticas urbanas, considerando os agentes envolvidos direta e indiretamente na produção da cidade, bem como, a concepção e utilização das ferramentas de intervenção e sua devida articulação com as propostas de cidade estabelecidas nos seus diversos níveis de planejamento. As temáticas discutidas nos trabalhos dos docentes participantes dessa linha reúnem estudos que tratam e articulam temas, tais como: i) relação entre gestão urbana e instâncias de poder; ii) papel do Estado, do quadro institucional, dos aparatos administrativos e da participação e ação social na gestão urbana; iii) políticas e instrumentos de gestão do solo; iv) produção da moradia e políticas habitacionais; v) planejamento e sistemas de transporte e mobilidade sustentável; vi) soluções de geoinformação para análise espacial aplicada ao planejamento urbano; vii) políticas fundiárias e as respectivas concepções que perpassam a leitura sobre a terra, o espaço e as categorias normativo-simbólicas que definem a posse e propriedade e as competências para o tratamento das intervenções e ações no urbano. A perspectiva da linha propõe a superação de uma leitura binária em que as oposições tradicionais obscurecem a complexidade da articulação de elementos que transitam entre os diversos interesses e sobre as apreensões simbólicas que delineiam as muitas feições das cidades.

CLAUDIA ROBBI SLUTER

DANIELE REGINA PONTES

GISLENE PEREIRA

JOSÉ RICARDO VARGAS DE FARIA

MADIANITA NUNES DA SILVA

MARCIA DE ANDRADE PEREIRA BERNADINIS

 

 

COORDENAÇÃO E SECRETARIA

 

Profª. Madianita Nunes da Silva

Coordenadora

 

Profª. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

Vice-Coordenadora

 

Claudete Kintzel

Secretária

 

Contato:

Atendimento de 2ª a 6ª feira entre 8h00 e 14h00

E-mail: ppu@ufpr.br

Telefone da secretaria: + 55 41 3361 3702

 

Universidade Federal do Paraná
Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia da UFPR

Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, nº 100, Jardim das Américas
81530-000 | Curitiba |
dirtc@ufpr.br
+55 41 3361-3054
Universidade Federal do Paraná
Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia da UFPR

Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, nº 100, Jardim das Américas
81530-000 | Curitiba |
dirtc@ufpr.br
+55 41 3361-3054

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais

pt_BRPortuguese