O DHS e PPGERHA tem como conceito a atuação voltada à formação de profissionais que produzam conhecimento à luz de todas as questões ambientais hoje em evidência, o que inclui o entendimento de todos os aspectos relacionados à água, visando a sustentabilidade e a inserção de conceitos que consideram a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e de gestão. Mais especificamente, alterações do Ciclo Hidrológico provocadas por ações externas ao ciclo em si, como influência das caracterÃsticas de uso e ocupação do solo.
A bacia do rio Barigui é umas das principais bacias da Região Metropolitana de Curitiba, com a peculiaridade de concentrar os efeitos rápidos impactantes dos processos de uso e ocupação do solo. A bacia possui uma forte influência dos mecanismos de uso e ocupação do solo, rural, urbana e industrial, de forma bastante compartimentada. Estudos inicialmente realizados nesta bacia,, permitiram a consolidação de apoio de cooperação entre o PPGERHA e a SUDERHSA.
A bacia do Rio Barigui possui uma área de drenagem de 279 km2, da nascente até sua foz, com uma extensão de 66 km. As suas nascentes situam-se no municÃpio de Almirante Tamandaré e sua foz no rio Iguaçu, na divisa entre os municÃpios de Araucária e Curitiba. A bacia do rio Barigüi está inserida em uma área relativamente privilegiada em termos de observações hidrometereológicas para sua oportuna e consistente caracterização hidrológica. Nesta bacia estão implementadas 4 estações de monitoramento automático, com sensores de chuva, nÃvel, condutividade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura. Além destas, existe uma estação na porção inferior da Bacia, que é mantida pela SUDERHSA, o que permite a complementaridade das informações para estudos hidrológicos, de qualidade da água e de gestão de recursos hÃdricos.