Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia

Processo seletivo do PPGEBB

O Colegiado do PPGEBB institui o processo seletivo para o ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Cada ano letivo é divulgado Edital Público que apresenta as informações detalhadas acerca do processo seletivo. O candidato deverá inscrever-se em uma das áreas de concentração e optar por uma das linhas de pesquisa ofertadas pelo programa. A vinculação do aluno a um projeto específico depende de vagas e só é efetivada após a seleção, de acordo com o perfil do candidato.

A entrada no Mestrado é normalmente anual, com início das atividades em Abril, salvo autorização específica pelo Colegiado do Curso. Já o Doutorado tem uma entrada anual preferencial em Fevereiro, mas há a possibilidade de entrada em fluxo contínuo ao longo do ano. Depois que a pós-graduação começa, as atividades são contínuas: são 18 meses de estudo e pesquisa para o Mestrado, e 36 meses para o Doutorado.

Para 2023, o processo seletivo para o Mestrado ocorrerá no período de 21/12/2022 a 23/02/2023. O edital, a forma e requisitos para seleção serão semelhantes aos dos anos anteriores. Já para o Doutorado, as inscrições estão abertas em sistema de fluxo contínuo. A inscrição é online, via sistema SIGA da UFPR.

INSCRIÇÃO ON-LINE – MESTRADO 2023 â€“ clique aqui

INSCRIÇÃO ON-LINE – DOUTORADO Fluxo Contínuo – clique aqui

Obs.: caso o link da inscrição não abra diretamente, favor abrir uma nova guia.

Edital 08/2022 – Mestrado 2023

Edital 01/2023 – de Fluxo Contínuo para Doutorado

Edital 02/2023 – Retifica cronograma do Processo Seletivo Mestrado   => INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 23/02/23 <=

Mais informações:
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico – Prédio da Engenharia de Bioprocessos (Cenbapar)
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Caixa Postal 19.011
81531-990 Curitiba, Paraná
E-mail: secretaria.pb@ufpr.br

O número de vagas ofertadas com e sem bolsa é publicado em edital anualmente.

Bolsas de estudo
O PPGEBB dispõe de um número limitado de bolsas, cuja concessão é realizada de acordo com a disponibilidade de bolsas do Programa no período, assim como de acordo com o desempenho do aluno na Seleção e durante o Curso. Poderá pleitear bolsa institucional aquele candidato que não possuir vínculo empregatício e/ou receber provento de aposentadoria e/ou pensão.

FAQ – Perguntas e Dúvidas Frequentes

Conteúdo Programático (exame de Mestrado) – Conteúdo – Exame de Seleção PPGEBB

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do programa.

Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Fone: +55(41)3361-3497

Setor de Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Fone: +55(41)3361-3497