O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais conhecido pelo acrônimo PIPE, é um programa multidisciplinar que confere em seus cursos os graus de Mestre e Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais. Para obter o grau de Mestre requer-se um máximo de 2 anos de estudos e a redação e defesa de uma dissertação. O grau de Doutor pode ser obtido em um máximo de 4 anos e o desenvolvimento de uma tese.
O PIPE é capaz de promover colaborações entre diferentes áreas, sobretudo a FÃsica, a QuÃmica e as Engenharias, utilizando uma abordagem multidisciplinar para alcançar o avanço da Ciência e Tecnologia na área de Materiais. Por esta razão, o PIPE está enquadrado área de Materiais no QUALIS da CAPES.
Para enfrentar as demandas e desafios da indústria moderna, o PIPE oferece programas de ensino e pesquisa que acompanham as tendências mais atuais em Materiais novos e avançados, assim como metodologia de operação, sÃntese e design de Materiais.
Atualmente o programa tem uma única área de concentração, a Engenharia e Ciência dos Materiais, dividida em 5 linhas de pesquisa principais:
Os Mestres e Doutores egressos do PIPE devem ser capazes de atuar como professores, cientistas e cidadãos capacitados na tarefa de disseminar a Ciência. O egresso do programa é um profissional competitivo com potencial para atuação em:
Pensando na missão do PIPE e seus principais objetivos para alcançar a formação de Recursos Humanos com o perfil de egresso acima descrito, a estrutura curricular do PIPE exige que Mestres e Doutores realizem três disciplinas obrigatórias, que visam além do nivelamento do corpo discente e preparação para a realização de pesquisas em nÃvel de Mestrado e Doutorado, dar o conhecimento geral necessária na área de Engenharia e Ciência dos Materiais para a formação de futuros professores e pesquisadores, sendo elas: i) Ciência dos Materiais, que traz uma abordagem ampla para o problema das propriedades fÃsico-quÃmicas dos materiais, partindo da estrutura atômico-molecular, passando pela estrutura cristalina e chegando à s aplicações, através de uma bibliografia atual, nos moldes do livro-texto de W. D. Callister, Jr. John Wiley & Sons, 1997 Engineering Materials 1: An Introduction to Their properties and Applications; ii) Termodinâmica dos Materiais, que aborda sob o prisma da Ciência dos Materiais, os principais conceitos e leis da Termodinâmica, com ênfase à s transformações de fase e cinética das reações, utilizando livros-texto aos moldes de Hudson, J. B., Thermodynamics of Materials: A Classical and Statistical Synthesis, John Wiley & Sons, 1996; iii) Seminários, que visa a preparação do discente para os desafios da realização tanto das apresentações de defesas de projeto, qualificação, dissertação e tese, quanto para a preparação de aulas e outras atividades de contato com o público inerentes à s atividades de docência e pesquisa.  Já as disciplinas denominadas optativas foram direcionadas à s linhas de pesquisa e correspondentes projetos estruturantes do programa permitindo um ensino didático avançado e maior contribuição/ embasamento. Desta forma, respeitando a multidisciplinaridade que caracteriza o programa e com foco em seus projetos estruturantes, foram retiradas disciplinas de menor abrangência, pouco exploradas e que se mostravam desnecessárias para o desenvolvimento das atividades de pesquisa no âmbito do programa de PG em Engenharia e Ciência dos Materiais.   Além da necessidade de realização de 18 créditos para o nÃvel de Mestrado e 36 para o nÃvel de Doutorado, para a obtenção do grau de Doutor ou Mestre requer-se a defesa de tese de Doutorado ou dissertação de Mestrado, respectivamente, perante uma banca examinadora composta por pesquisadores Doutores com vasta experiência cientÃfica na área de Materiais após  O grau de Doutor exige ainda a publicação de um artigo cientÃfico em periódico indexado ou o depósito de uma patente, e a submissão de um Segundo artigo. No caso do Mestrado, é exigida a submissão de artigo cientÃfico em periódico indexado ou depósito de uma patente. Os estudantes do PIPE devem possuir um orientador de tese ou dissertação ao longo do desenvolvimento de seus trabalhos.