O processo para emissão de Diploma de Mestrado/Doutorado ocorre em duas etapas:
1ª ETAPA – PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA
1) Imediatamente após a defesa, enviar para a secretaria do PIPE os documentos da defesa;
2) Efetuar as correções solicitadas pela banca e obter do orientador a aprovação na versão final do trabalho;
3) Solicitar a emissão de Ficha Catalográfica, encaminhando arquivo do trabalho corrigido, incluindo cópia “Termo de Aprovação” para a Biblioteca de Ciência e Tecnologia, no e-mail referencia.bct@ufpr.br. Em geral a ficha catalográfica não fica pronta no mesmo dia da solicitação, portanto solicitar com antecedência para cumprir o prazo a que se refere o próximo item;
4) No prazo de 90 dias, a contar da data de aprovação da defesa, inserir no Siga o trabalho final em PDF contendo a ficha catalográfica, conforme modelo disponível no seguinte MODELO (link). Após inserir a versão final, solicitar a validação ao orientador, para que posteriormente a secretaria envie para a Biblioteca aprovar. Se houver alterações encaminhar à secretaria (pipe@ufpr.br) a declaração conforme MODELO (link);
5) NÃO é mais exigida a cópia impressa da Tese/Dissertação pra o Depósito Legal no SiBi/UFPR. O “Recibo de Depósito Legal”, exigido para o pedido do diploma, será emitido e anexado no Siga pela Biblioteca.
ATENÇÃO: Para solicitar a não divulgação do trabalho o aluno deverá entregar junto com a versão final do trabalho, em arquivo a parte, o requerimento específico para este fim disponível na página de “Modelos de Formulários” no site do PIPE. Trabalhos entregues sem este requerimento serão automaticamente divulgados nos sites do PIPE e Capes.
2ª ETAPA – SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA
O processo de solicitação do diploma é feito pela secretaria do PIPE, após o aluno cumprir as obrigações contidas na 1ª etapa e entregar os documentos abaixo relacionados.
Até o momento, as normativas que regulam a pós graduação não definem prazo máximo para a solicitação do diploma. Mas recomenda-se que o pedido seja realizado logo após a defesa, o mais breve possível.
**A solicitação do Diploma inicia a partir do momento que o discente inclui seu trabalho final no Siga, e a secretaria envia para o aceite da Biblioteca.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é a única responsável pela emissão do documento. Informações sobre prazo para emissão devem ser verificados diretamente com a Unidade de Diplomas (UDC) da PRPPG.
DOCUMENTOS:
Abaixo segue a lista de documentos que o aluno deve providenciar. Os documentos pessoais, em geral, já estão nos arquivos do programa, mas caso contrário poderão ser solicitados.
Todos os documentos podem ser entregues pessoalmente ou enviados ao e-mail do PIPE (pipe@ufpr.br) desde que no formato PDF.
1) DOCUMENTOS PESSOAIS (Cópias simples)
2) CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO
Documento emitido pela Biblioteca de Ciências e Tecnologia que atesta não haver obras do acervo da UFPR com atraso para a devolução.
3) CERTIFICADO DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
-Mestrado: declaração de suficiência no idioma inglês;
-Doutorado: declaração de suficiência no idioma inglês;
Obs.: Caso a língua estrangeira já esteja registrado no histórico no SIGA não será necessário apresentar novamente a declaração.
4) ARTIGOS
– Mestrado (item V, art. 70 do Regimento):
Apresentar comprovante de submissão para revista indexada Qualis Materiais A ou B1 de pelo menos 01 (um) artigo científico completo, relativo às suas atividades no curso ou da dissertação, contendo seu nome e do orientador como autores.
Anexar ao comprovante o extrato atualizado do status do processo de avaliação pela revista com não mais de 30 (trinta) dias de emissão(imprimir o extrato diretamente no site da revista).
Não será aceito como comprovante de submissão o artigo avaliado e recusado para publicação.
Apresentar cópia da 1ª página do artigo.
– Doutorado (item VI, art. 71 do Regimento):
Apresentar comprovante de aceite e/ou publicação em uma revista indexada com Qualis Materiais A ou B1 de pelo menos 01 (um) artigo completo relativo às suas atividades no curso ou da tese, e comprovante de submissão de pelo menos 01 (um) artigo completo enviado a uma revista indexada com Qualis Materiais A ou B1 relativo às suas atividades no curso ou da tese, ambos contendo seu nome e do orientador.
Anexar ao comprovante de submissão extrato atualizado do status do processo de avaliação pela revista com não mais de 30 (trinta) dias de emissão (imprimir o extrato diretamente do site da revista).
Não será aceito como comprovante de submissão o artigo avaliado e recusado para publicação.
Apresentar cópia da 1ª página dos artigos.