Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia

Editais abertos de mobilidade internacional 2ª semestre/2023

Recentemente dois editais de mobilidade acadêmica foram abertos para inscrições, são eles o EDITAL nº 05-CMI/AUI, DE 1º DE SETEMBRO DE 2023 e o EDITAL AUI nº 06 de 13 de setembro de 2023:

ANDIFES

O EDITAL nº 05-CMI/AUI, DE 1º DE SETEMBRO DE 2023 contém as normas de saída para Mobilidade Acadêmica Nacional por meio do Programa ANDIFES. O programa permite que estudantes de graduação presencial na UFPR fiquem em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) conveniada, fora do município de sua IFES de origem.

Gerido pela Coordenação de Mobilidade e Integração da Agência UFPR Internacional (CMI/AUI), esse programa pode ter duração de 1 ou 2 semestres letivos e o edital não prevê nenhum tipo de bolsa ou auxílio financeiro. Para mais informações, acesse o edital EDITAL nº 05-CMI/AUI, DE 1º DE SETEMBRO DE 2023.

Inscrições: do dia 4 de setembro ao dia 3 de novembro de 2023.

AUGM

O EDITAL AUI nº 06 de 13 de setembro de 2023 estabelece as normas para a seleção de estudantes para participar de Mobilidade Acadêmica Internacional através do Programa ESCALA de Estudantes de graduação da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM). O programa é válido para todos os estudantes de graduação presencial, exceto pelos de Medicina.

O programa tem intenção de fortalecer a construção de um espaço acadêmico comum regional por meio da mobilidade de estudantes de graduação. O edital prevê o fornecimento de auxílio para deslocamento, alojamento no destino e auxílio alimentação.

Neste edital estão sendo ofertadas 5 vagas sendo 3 na Argentina, uma no Uruguai e 1 no Paraguai, e a saída está prevista para o primeiro semestre de 2024. Para mais informações, acesse o edital EDITAL AUI nº 06 de 13 de setembro de 2023.

Inscrições: do dia 13 de setembro até o dia 13 de outubro de 2023.

Você tem dúvidas a Comissão Internacional responde:

A partir de qual período do curso de posso participar da mobilidade acadêmica?

R: Para cursos semestrais: Integralização de curso exigida para inscrição são 4 semestres. Para cursos anuais: Integralização de curso exigida para inscrição são 2 anos.

Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Fone: +55(41)3361-3497

Setor de Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Fone: +55(41)3361-3497