O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é um instrumento para avaliar a qualidade de seu curso. Lembre‐se que ele é um componente curricular obrigatório. Aluno em situação irregular com o ENADE não pode colar grau. Fique atento para saber as datas em que seu curso será avaliado por meio destes Exames.
Acesso ao sistema do ENADE 2023. Clique aqui.
Preenchimento do CADASTRO pelos Estudantes: de 27/06/2023 a 18/11/2023
Solicitação de ATENDIMENTO ESPECIALIZADO e/ou tratamento pelo nome social dos concluintes habilitados: 16/09/2023 a 22/09/2023
Preenchimento do QUESTIONÁRIO do estudante: de 01/09/2023 a 25/11/2023
Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição: de 01/09/2023 a 15/09/2023
Divulgação dos LOCAIS DE PROVA no Sistema ENADE: 06 a 26/11/2023
Aplicação de PROVA: 26/11/2023. Abertura dos portões 12h – Fechamento dos portões às 13h – Início da Prova 13h30min – Término da prova – 17h30min.
Divulgação da relação de estudantes com situação REGULAR no ENADE 2023: 04/01/2024
Solicitação de DISPENSA de participação na prova pelo estudante: 04/01/2024 a 09/02/2024
RECURSO das solicitações de DISPENSA do estudante INDEFERIDA pela IES: 21/02/2024 A 06/03/2024
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/04, tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Não. Trata-se de um exame anual realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, os cursos participantes são definidos em Edital. As provas são aplicadas por empresa contratada pelo Inep, que tenha comprovado capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.
São inscritos os ingressantes e os concluintes dos cursos listados a cada ano, sendo que os ingressantes são dispensados da participação na prova.
Você foi dispensado da participação na prova, porém deverá responder a um questionário de coleta de informações previamente disponibilizado.
Além de participar do exame propriamente dito (obrigatório), os estudantes devem responder ao Questionário do Estudante previamente disponibilizado (obrigatório) e o Questionário de Percepção de Prova (opcional).
Através do questionário do Estudante e da prova. Ambos os instrumentos constituem insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, composto pela nota média dos estudantes; Conceito Preliminar de Curso (CPC), para cada curso, e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que define o conceito para a instituição.
Recomendação: Não falte!
O Enade é COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO e a situação de regularidade do aluno constará no histórico escolar. Entende-se por situação de regularidade tanto o preenchimento do questionário do estudante como a participação no exame. A participação no exame e o preenchimento do questionário constituem condição necessária para a integralização curricular.
É importante destacar que ficará atestada no histórico sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação.
ATENÇÃO: Aluno em situação irregular não pode colar grau.
Cabe às Coordenações de Curso a responsabilidade de inscrever os alunos habilitados para o exame, de acordo com orientações técnicas do INEP e ainda, de divulgar a lista dos estudantes selecionados, de acompanhar a adesão dos alunos no questionário do Estudante e de preencher o Questionário do Coordenador.
Quanto ao Procurador Institucional da UFPR, este é responsável pela interlocução junto ao MEC, e é de sua competência enquadrar os cursos, acompanhar o histórico de inscrições de alunos e acessar o relatório de presença de alunos regulares no Enade.
Atualizado em: