Resumo: A Organaria, arte da construção, restauração e manutenção de órgãos, instrumentos musicais dos mais antigos e mais complexos, envolve conhecimentos diversificados, como do trabalho com madeira, metais e couro, e ainda pneumática e eletricidade. Os artefatos abordados chegam a séculos de idade. É também dificilmente separável da música, ou da prática litúrgica (na maioria, os órgãos encontram-se em igrejas cristãs). Vem atraindo interesse tanto de discentes, como pessoas ao redor dos instrumentos abordados. Em 2022, um marco foi a revitalização do órgão Edmundo Bohn do Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, com inauguração em 15 de maio. Outra frente de trabalho já iniciada em 2021 era da revitalização do órgão Edmundo Bohn do Santuário São Benedito na Lapa, PR. Houve inicialmente a entonação e afinação dos tubos da metade direita do órgão, ou órgão principal. Após finalização daqueles trabalhos, foi iniciado o trabalho na metade do lado esquerdo. Houve retirada dos tubos, limpeza, desamassamento, reparo de soldas defeituosas ou ausentes e inÃcio da entonação e afinação. Houve participação de pessoas da comunidade. Os trabalhos foram interrompidos pela inutilização do ventilador, tendo sido especificado e encomendado outro. Há expectativa de inauguração do instrumento ainda em 2022, para qual já contamos com apoio da Rádio Legendária, capaz de efetiva mobilização do público. Outras tarefas realizadas em 2022 foram uma revisão inicial do órgão digital Johannus situado na Capela da Reitoria. Em agosto, houve trabalhos aprofundados de reparo por técnicos contratados pela associação Optimus, proprietária do instrumento, que o cedeu em comodato à UFPR. O órgão, disponibilizado para prática, vem sendo aproveitado por meia dúzia de musicistas da cidade. Nas oficinas do Curso de Luteria, houve ainda a confecção de banco para órgão Hammond existente no auditório do SEPT. Foi realizada visita ao órgão Speith da Igreja Santo Estanislau. Porém, o instrumento foi avaliado como demandando extensos e profundos trabalhos. Também foi realizada visita ao órgão Walcker da Igreja Santo Antônio de Orleans, cuja revitalização é tida como tarefa mais viável.
Coordenação: AloÃsio Leoni Schmid (atualmente sem vice-coordenação)
Equipe: Alyson Solyom (solyom@ufpr.br), Guilherme Duarte Nunes Augusto (guilherme.dnaugusto@ufpr.br), Ivan Gonçalves Figueiredo (ivangoncalves820@yahoo.com.br), Edmilson Cezar Paglia (edpaglia@gmail.com, colaborador externo), Leiny Toshie Campos Izumida (ltcizumida@ufpr.br, colaboradora externa), Dilmar Kussik (dilmarkussik@ufpr.br participante), AloÃsio Leoni Schmid (iso@ufpr.br, coordenador)
Contatos acima
Resumo: O projeto de extensão “Empresa Junior de Arquitetura e Urbanismo da UFPR” adota como princÃpios o empreendedorismo social, a impessoalidade, a responsabilidade, a ponderação, a razoabilidade, a transparência financeira, a ética profissional, a cooperação, a eficiência, a difusão e a instrumentalização do conhecimento.
Tem como finalidade a prestação de serviços de arquitetura e urbanismo (todas as atividades e atribuições previstas na Resolução CAU/BR N°21, de 05 de abril de 2012); apresenta um trabalho a favor dos talentos pessoais e da capacitação humana e profissional dos acadêmicos da UFPR; trata da valorização dos alunos e profissionais da UFPR no mercado de trabalho e no espaço acadêmico; incentiva o fomento ao empreendedorismo e à s habilidades de gestão de seus associados; propõe a realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade; gera estÃmulo, reconhecimento e valorização das iniciativas que visem à promoção da justiça.
InÃcio do Projeto: Abril de 2022
Final do Projeto: Abril de 2024
Coordenação: Silvio Parucker
Resumo: O projeto tem com objetivo geral o desenvolvimento de registros e orientações engajados com modos de produção de espaço não hegemônicos. Contempla o desenvolvimento de levantamentos técnicos e diagnósticos de conjuntos arquitetônicos e recortes urbanos e rurais, com ênfase nas apropriações e manifestações humanas, bem como a composição de orientações de manejo e de estruturação territorial.
Coordenação: Marina Oba
Equipe: Emerson Vidigal, Leandro Fernandes, Karoline Richter, Luis Veiga
Contato: marina.oba@ufpr.br
Resumo: Projeto de extensão vinculado ao Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, voltado à criação de espaços de (inter)ação para a promoção da justiça socioespacial e o direito à cidade. O objetivo geral do projeto é articular saberes, sujeitos e práticas de diversos segmentos da sociedade para a promoção da justiça socioespacial na escala metropolitana.
Coordenadora: Carolina Batista Israel (Departamento de Geografia)
Vice Coordenadora: Madianita Nunes da Silva (Departamento de Arquitetura e Urbanismo)
Equipe: Leticia Nerone Gadens, Leandro Franklin Gorsdorf, Luiz Belmiro Teixeira, Maria Tarcisa Silva Bega, Olga Lúcia Castreghini de Freitas, Rodrigo José Firmino, Rosa Maria Moura da Silva, Anderson Dias de Almeida Proença, Ana Gabriela Texeira, Constança Lacerda Camargo, Daisy Carolina Tavares Ribeiro, Elisa da Costa Siqueira, Jéssica Wludarski, Kamila Anne Carvalho da Silva, Lorreine Santos Vaccari, Fabiana Moro Martins, Flávia Iankowski Claro Pereira, Ivandra Alves Ribeiro, Kelly Maria Christine Mengarda Vasco, LÃria Yuri Nagamine, Marcelo Nogueira de Souza, Marina Sutile de Lima, ThaÃs Kornin, João Renato Ferreira Duraes, Julia Silveira, Rafael de Abreu Dittrich, Robert de Almeida Marques, Eduardo de Souza Ransolim, Bernardo Donasolo Machado, Felipe Yoshi Mori Bijega, Júlia Faustina Abad, Henrique Kramer da Cruz e Silva, Leonardo Batista Favretto, Pietra Milano Bizerril, Valter Fanini.
Contato: madianita.ns@ufpr.br e carol_israel@ufpr.br
Site: https://observacuritiba.ufpr.br/
Resumo: O projeto tem o objetivo de oferecer um curso de extensão de formação de professores no desenvolvimento de jogos educativos de tabuleiro, e uma disciplina extensionista voltada à capacitação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de jogos aplicados à sua área de atuação.Â
Coordenadora: Prof. Maria Regina Leoni Schmid Sarro (DAU/UFPR)
Vice Coordenadora: Prof. Andressa Gobbi (DAU/UFPR)
Equipe: formada por componentes do grupo de pesquisas GEPPETE da UFPR e por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Contato: mariaregina@ufpr.br
Resumo: O projeto tem o objetivo de fazer um mapeamento das condições atuais de uso de todas as salas do complexo Rubens Meister, no Centro Politécnico da UFPR, a partir de inspeções prediais feitas por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, e registrar digitalmente o resultado disso, de forma a possibilitar o uso de ferramentas BIM para o controle das manutenções necessárias nessas salas.Â
Coordenadora: Prof. Marco André Argenta (DCC/UFPR)
Vice Coordenadora: Prof. Maria Regina Leoni Schmid Sarro (DAU/UFPR)
Equipe: formada por docentes e discentes dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.Â
Contato: mariaregina@ufpr.br
Em construção.
Atualizado em 18/03/2024