O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social 2023 foi uma parceria entre o CAU/GO e a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia (Seplanh).
O objetivo do concurso foi selecionar os melhores projetos de arquitetura para habitação social, para uma tipologia de moradia unifamiliar econômica e expansível. A execução do projeto deve custar, no máximo, R$ 130.788,70, considerando material, mão de obra, equipamentos necessários e qualquer outra despesa relacionada à construção.
O projeto vencedor será implementado em programas sociais do município de Goiânia. A previsão é de que as unidades habitacionais sejam implantadas no bairro Moinho dos Ventos, região oeste da capital, conforme indicado pela Seplanh.
Os arquitetos vencedores foram os egressos da UFPR Arq. Urb. Caio Santos Fernandes e Arq. Urb. Eduardo Andrey Silva Meireles (https://www.caugo.gov.br/confira-os-vencedores-do-5o-concurso-de-projeto-do-cau-go-2023/).
Você pode conhecer o projeto acessando: https://www.caugo.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/1-LUGAR-CAIO-FERNANDES-E-EDUARDO-MEIRELES-CONCURSO-HAB-SOCIAL-CAU-2023.pdf.
Para quem não conhecer os arquitetos Caio Santos Fernandes e Eduardo Andrey Silva Meireles, cabe destacar outros méritos recentes desses profissionais:
– Também neste ano de 2023, o arquiteto Eduardo Andrey Silva Meireles (com a equipe formada pelos estudantes de arquitetura e urbanismo Gabriela do Rosário Baggio, Renata do Prado Leite, Rafael Lucas Escobar Hansen, arquiteto Eduardo Andrey Silva Meireles, arquiteta Giovanna Schiwinski Verussa e os orientadores Kimberly Gabriela Angelo Dias, Marcio Jose Sorgato e Leandro Carlos Fernandes) tiveram um artigo publicado no IX Seminário Internacional de Construções Sustentáveis escolhido como um dos melhores artigos do evento. O artigo (https://www.google.com/search?q=ix+sics+seminario+internacional+de+construcoes&oq=&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBggBEEUYOzIGCAAQRRg5MgYIARBFGDsyBggCEEUYOzIHCAMQABiABDINCAQQLhivARjHARiABDIGCAUQRRg8MgYIBhBFGDwyBggHEEUYPdIBCDE5OTlqMGo0qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8), em sua versão revisada, será publicado em breve na Revista de Arquitetura IMED (A3).
– No ano de 2018, em equipe (Caio Santos Fernandes, Eduardo Andrey Silva Meireles, Giovanna Leal Antonio e Lucas Medeiros Mendes da Silva, sob orientação o professor arquiteto Emerson José Vidigal), obtiveram Menção Honrosa no “14º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura: saúde e bem-estar” (https://www.archdaily.com.br/br/967006/resultado-do-14o-concurso-cbca-para-estudantes-de-arquitetura-saude-e-bem-estar).
Parabéns e desejos de sucesso para o Caio Santos Fernandes e para o Eduardo Andrey Silva Meireles!
(texto do professor Leandro Carlos Fernandes)