O Água & Ação é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criado em 2016 por professores e estudantes da área de Engenharia, com o objetivo de aproximar a universidade das comunidades por meio da educação ambiental, da escuta ativa e da ação colaborativa.
Vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR, o projeto é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Regina Tiemy Kishi e reúne estudantes e pesquisadores de diferentes áreas da graduação e pós-graduação, integrando bolsistas e voluntários engajados em transformar realidades locais a partir do cuidado com a água e com o território.
Nosso propósito é unir engenharia, educação e sustentabilidade para promover o uso consciente da água e despertar a responsabilidade ambiental na sociedade. Acreditamos que o conhecimento técnico precisa sair das salas de aula e chegar à comunidade — por isso, desenvolvemos ações práticas, educativas e tecnológicas que aproximam ciência e cidadania.
Desde sua criação, o projeto tem se consolidado como um espaço de aprendizado prático, interação social e inovação tecnológica, fortalecendo o compromisso da UFPR com o desenvolvimento sustentável e o engajamento cidadão.
Nossos projetos:
Redescobrindo Rios
Projeto voltado à educação ambiental em escolas.
Realizamos atividades e apresentações para ajudar as crianças a compreender de onde vem a água que chega às suas casas e por que sua preservação é essencial.
Nosso objetivo é inspirar uma nova geração consciente sobre o papel dos rios e do uso sustentável da água.
Monitoramento de Rios
Monitoramos um curso d’água próximo ao campus Politécnico da UFPR, coletando e analisando dados de qualidade da água.
Esse projeto combina aprendizado técnico e responsabilidade ambiental, permitindo que os estudantes apliquem na prática conceitos de engenharia e gestão de recursos hídricos.
IoT – Internet of Things
Desenvolvemos sensores de baixo custo, como turbidímetros e condutivímetros, para facilitar o monitoramento da água.
Além da inovação tecnológica, o projeto é levado às escolas, onde ensinamos as crianças a montar seus próprios sensores — incentivando o interesse pela ciência e pela engenharia desde cedo.