Projetos de Pesquisa

NAPI-TA | Tecnologia Assistiva

Descrição: Inicialmente, o projeto contará com nove líderes envolvendo seis instituições (UFPR, UTFPR, IFPR, PUCPR, HT, SEJUF) que formarão suas equipes de projeto agregando alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e outros pesquisadores e profissionais formando a Rede Paranaense de Tecnologia Assistiva (REPTA). Para alcançar os objetivos pretendidos, serão levantados dados sobre políticas públicas em Tecnologia Assistiva no estado do Paraná a fim de se elaborar o diagnóstico da situação atual em TA no Estado do Paraná; diagnosticar-se-ão as iniciativas existentes a partir das instituições que atuam com pessoas com deficiência; prognosticar-se-ão as demandas sociais por meio de categorização das ações de TA identificadas; colaborar-se-á na formação de novos pesquisadores por meio de oferta de cursos e disciplinas em TA; desenvolver-se-á pesquisa, desenvolvimento e inovação em colaboração técnico-científica interinstitucional, compartilhamento de conhecimentos, aplicação de métodos de Desenvolvimento de Produtos para solução de demandas em TA e desenvolvimento de metodologias e serviços em TA atendendo a protocolos; realizar-se-ão eventos para difundir boas práticas em TA, produção e divulgação de materiais informacionais em TA e formação de recursos humanos em TA. Resultados esperados: com a criação do NAPI-TA e da rede de inovação em TA, espera-se desenvolver pesquisa, inovação e empreendedorismo em tecnologia assistiva; capacitar recursos humanos em TA; promover a cadeia produtiva em TA; regulamentar, certificar e registrar tecnologia assistiva; e promover o acesso à tecnologia assistiva por parte da população paranaense.

Financiador: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.

Smart Design no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva: acessibilidade e inclusão

Descrição: Neste projeto visamos soluções inovadoras de Tecnologia Assistiva (TA) e de Materiais Instrucionais (MI) integrando tecnologia, gestão e informação. Como objetivo geral pretende-se desenvolver um conjunto de soluções que integrem Tecnologias Digitais com TA e Smart Design no projeto, contemplando os seguintes objetivos específicos: a) produção de MI para treinamento e ensino por meio de exploração de tecnologias multimodais e realidade aumentada; b) otimização da produção de órteses por manufatura aditiva e escaneamento tridimensional, e; c) desenvolvimento de sistema de gerenciamento da cadeia informacional de projeto de TA, para o desenvolvimento, treinamento, acompanhamento de uso, manutenção e descarte da TA. Os pesquisadores atuarão conjuntamente, realizando atividades propostas no sistema de gestão informacional de comum acesso. Pretende-se obter os seguintes resultados neste projeto, produtos, sistemas e serviços inteligentes de TA que serão disponibilizados na Plataforma Digital de Tecnologia Assistiva, da SEJUF-Paraná. E, os mesmos serão divulgados à comunidade científica, sociedade e mídias sociais.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Abordagens do Design Inclusivo no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas: Projeto centrado na pessoa com deficiência

Descrição: Este projeto tem como proposta desenvolver as bases de conhecimento com foco no Projeto Centrado na Pessoa com Deficiência (PPcD) no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (TA) da RPDTA |Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva| a partir das dimensões propostas de Design Inclusivo (DI) pelo Inclusive Design Research Centre ( IDRC) da OCAD University. Os projetos de desenvolvidos pelo Laberg/UFPR aplicam a base teórica do design inclusivo de base social apoiada nos estudos de Hosking e Walker (2011), que apresentam uma estrutura metodológica centrada no usuário e com uma ferramenta projetual de gestão para o design inclusivo, o Mapa das atividades chaves em projeto de design inclusivo ? MAC. Neste projeto procuramos potencializar o impacto de uso dos projetos desenvolvidos pela RPDTA. Assim propomos uma avaliação de metadesign dos projetos já desenvolvidos na RPDTA, a fim de interagir de forma sistemática nas três dimensões do Design Inclusivo propostos pelo IDRC. Para a condução da pesquisa na pesquisa do Design Centrado na Pessoa com Deficiência utilizamos como referência a estrutura proposta de Horvath e Du Bois (2013) de posicionamento da pesquisa de design no contexto de transferência de conhecimento socialmente sensível. Consideramos que através dos resultados a serem obtidos neste projeto haverá ganhos nas três dimensões propostas do Design Inclusivo(IDRC) para a externalização do conhecimento tácito decorrente do processo projetual e de seu alargamento de ação no atendimento às necessidades sociais. Para a aplicação no ensino do design inclusivo, vislumbra-se a elaboração de procedimentos para o desenvolvimento de produto Assistivo para Pessoa com Deficiência. Tem-se como meta a difusão e a integração do conhecimento gerado na área do DESIGN, através da publicação de coletânea de artigos científicos.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Captura de imagem corporal de pessoas com deficiência motora por escaneamento 3D

Descrição: Muitas pessoas com deficiência motora não conseguem realizar as atividades da vida diária e ter uma reabilitação adequada devido à falta de produtos personalizados que lhes ajudem e proporcionem maior autonomia. Entre os empecilhos à produção de produtos de Tecnologia Assistiva encontra-se a dificuldade em obter as medidas corporais destes usuários. A antropometria digital por meio dos escâneres 3D é uma ferramenta tecnológica que vem sendo usada para coleta de medidas do corpo humano de pessoas sem deficiência. O objetivo deste projeto é a aplicação de sistema de escaneamento 3D, por meio do KBI (Kinect Based Body Imaging), para a coleta de dados antropométricos de Pessoas com Deficiência motora. O método empregado para o desenvolvimento desta pesquisa é o Design Science Research. Entre as principais metas a serem alcançadas está a montagem do sistema KBI e o desenvolvimento de pesquisas junto a pessoas com deficiência motora suave e severa; o estabelecimento de protocolo de coleta de dados antropométricos para pessoas com deficiência por meio do escâner 3D, e comparação das medidas antropométricas manuais e com escâner a partir das normas (ISO 7250-3:2015 e ISO 20685:2010).

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Projeto multidisciplinar de estudo de não-conformidades em processos de produção

Descrição: Este projeto multidisciplinar reune uma equipe de profissionais da área de engenharia de produção e mecânica com competências em métodos estatísticos para controle da qualidade, machine learning (ML) e ergonomia para se identificar padrões de não conformidades em um processo. O objetivo é Identificar e selecionar as variáveis críticas ambientais, ergonômicas e do processo a fim de propor método integrativo dessas variáveis para propor soluções no setor industrial para a indústria 4.0 a fim de utilizar otimizar e validar um produto ou processo para a redução de erros, diminuição de retrabalhos, e melhoria ergonômica do posto de trabalho e agilidade na tomada de decisões para a melhoria do processo e aumento da qualidade do produto final. Neste projeto visa garantir uma adequada eficiência ao mesmo tempo contribuindo para os estudos de melhoria da ergonomia, aumento da segurança e redução dos impactos ambientais no ambiente industrial.

Conectando pessoas e cidades: integração de tecnologias assistivas para melhoria da mobilidade e acessibilidade de pessoas com deficiência em cidades inteligentes

Descrição: No contexto atual de urbanização acelerada, as cidades inteligentes surgem como uma soluçãopara melhorar a qualidade de vida e a eficiência dos serviços urbanos. No entanto, assegurar ainclusão para todos, tais como as pessoas com deficiência (PCD), representa um desafio.Assim, este projeto visa investigar a integração de tecnologias assistivas nas cidadesinteligentes, focando na mobilidade e acessibilidade de PCD. Por meio de uma análise deliteratura, coleta de dados, estudos de caso e Design Science Research (DSR), o projeto almejaidentificar práticas inovadoras, barreiras e desenvolver soluções práticas. O objetivo final épropor diretrizes para gestores urbanos, decisores políticos e desenvolvedores de soluçõesinteligentes, promovendo ambientes urbanos mais inclusivos e acessíveis.

Caracterização Mecânica de Materiais a Base de Fibras Naturais: Aplicações de Isolamento Acústico em Produtos com Fibras de Coco e Buriti

Descrição: Este projeto tem como objetivo geral avaliar a viabilidade técnica da aplicação dessas fibras em ambientes comerciais e industriais que demandem isolamento acústico. Mais especificamente visa desenvolver testes com amostras da fibra desses vegetais por meio de simulações e experimentos vibro-acústicos para identificar as suas propriedades mecânicas e acústicas; identificar as principais necessidades de isolamento acústico no mercado e na indústria; e verificar as possibilidades de aplicações comerciais e industriais dessas fibras.

Manufatura Aditiva (Impressão 3D) na área da saúde

Descrição: O projeto tem como objetivo Capacitar, subsidiar e multiplicar o conhecimento na comunidade acadêmica e na sociedade. Ele atua em quatro frentes: 1.Capacitação de alunos e professores para a multiplicação de conhecimentos de engenharia na comunidade acadêmica da UFPR e também na sociedade. 2.Criação e desenvolvimento de soluções, inovações e melhorias em projetos de engenharia. 3. Projeto de peças, equipamento e soluções de engenharia em geral. 4. Prototipagem de ideias, componentes em geral. Ele tem as seguintes vantagens para a comunidade acadêmica: Potencializar os projetos de extensão; Dar suporte no desenvolvimento de projetos de conclusão de curso; Aprender a utilizar novas tecnologias; Troca de experiências com profissionais e estudantes de outras áreas; Ter a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos. Fazer visitas técnicas nas empresas parceiras.

Interfaces áudio-táteis para acessibilidade de pessoas com deficiência Visual (PcD Visual): estudo, viabilidade e recomendações

Descrição: Identificou-se inicialmente, tanto na literatura quanto juntos às Pessoas com Deficiência visual (PcDs), necessidades de informação áudio-tátil, a fim de ampliar a interpretação e reconhecimento das interfaces de leitura em artefatos. Constatou-se também que na maioria dos casos, o uso de uma interface unimodal, tátil, com relevos, não supre esta lacuna. Diante desta lacuna, propomos no presente projeto investigações sobre o uso de tecnologias que possibilitem a ampliação desta comunicação para o uso de interfaces multimodais com som, áudio e vibração. Considerando os princípios do Design Universal, e a abordagem do Design Centrado no Usuário (DCU), tem-se como objetivo geral testar tecnologias para o desenvolvimento de interfaces áudio-táteis para acessibilidade de pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira). Tem-se como objetivos específicos o desenvolvimento de protótipos que possam validar a qualidade do sistema de interação da informação multimodal para a PcD visual, e levantar requisitos para a sua aplicação em artefatos para uso na vida diária como voltados para o ensino e aprendizagem. Assim, a presente proposta está em consonância com os objetivos do presente edital, que visa promover a democracia, direitos humanos, diversidade e inclusão social. Este projeto integra-se às ações do projeto “RDPTA – Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: ações integradas entre Engenharia Mecânica e Design”, projeto aprovado pela CAPES, e registrado no Diretório de Pesquisas do CNPq.

Ergonomia nos Sistemas de Produção e Utilização

Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar os aspectos de interação humanos em produtos e processos frente aos desafios da indústria 4.0 no setor produtivo. Vários são os fatores na interação dos sistemas digitais que engloba toda a cadeia do processo produtivo dos sistemas de produção. Desde a seleção dos processos de automação e de introdução de novas tecnologias nos postos críticos ao ser humano, quanto aos produtos que tendem a ser tornarem cada vez com mais tecnologia embarcada e interativos. São portante de extrema importância a pesquisa sobre os impactos tanto cognitivos, organizacionais e físicos desta mudança e no perfil da nova indústria 4.0, entre os vários aspectos do ponto de vista dos aspectos ergonômicos e implicações de uso, seleção de metodologia de avaliação e de adequação de uso destas tecnologias. E com relação ao produto procura-se aprofundar os aspectos de interação dos usuários frente as necessidades de tecnologias embarcadas com vistas a segurança, saúde, conforto, acessibilidade no sistema de interação homem-máquina.

MUSICART

Descrição: Projeto de Extensão para o desenvolvimento de tecnologias para o ensino de Música para pessoas cegas.
Integrantes: Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto – Coordenador / Sandra Marchi – Integrante / Vilson Zattera – Integrante / Ellen Ott – Integrante / Percy Nohama – Integrante / Mari Ines Piekas – Integrante / Leonia Gabardo Negrelli – Integrante / Ronaldo Nespolo – Integrante.

Rede UFPR de combate ao COVID-19

Descrição: O projeto da Rede UFPR de combate ao COVID-19 é formado pelas ações integradas de um grupo multidisciplinar formado pela união de diversos setores e departamentos da Universidade Federal do Paraná. A Rede UFPR de combate ao COVID-19 associa a expertise de profissionais e pesquisadores da Saúde, Engenharia, Exatas, Tecnologia, Design e com o apoio da FUNPAR e Ministério Público do Trabalho do Paraná, Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID), de professores, pesquisadores, alunos e da comunidade. Algumas das ações estão divulgadas e formalizadas na CHAMADA PARA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS EXTENSIONISTAS DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS, como Ações integradas- Produção de máscaras: impressão 3D, injeção e outros – UFPR rede combate COVID19; Ações integradas- Produção de protetores para leitos e ambulâncias – UFPR rede combate COVID19 e as Ações integradas – Demandas de Design Gráfico – UFPR rede combate COVID19.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) / Especialização: (3) /  Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (9) 
Integrantes: Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto – Coordenador / André Schlemmer – Integrante / Gabriel Chemin Rosenmann – Integrante / Paloma Hohmann Poier – Integrante / Graciela Ines Bolzon de Muniz – Integrante / Sérgio Fernando Lajarin – Integrante / Jorge Luiz Erthal – Integrante / MÁRCIO FONTANA CATAPAN – Integrante / Stephan Hennings Och – Integrante / Ravilson Antonio Chemin Filho – Integrante / Marcos Dinís Lavarda – Integrante / Alexandre Luis Trovon de Carvalho – Integrante / Elisa Strobel do Nascimento – Integrante / VICTÓRIA FAGUNDES CARABAJAL – Integrante / HELOISA PEREIRA MACHADO – Integrante / JÚLIA RANDON SAVARIS – Integrante / LUIS HENRIQUE ASSUMPCAO LOLIS – Integrante / JOSE EDUARDO PADILHA DE SOUSA – Integrante / FABIANO OSCAR DROZDA – Integrante / JOAO DA SILVA DIAS – Integrante / DEBORA MICHALOUSKI URDICH – Integrante / CAMILA RIBEIRO FAVA – Integrante / THOMAS GUSSO GURAS – Integrante / ANA PAULA REINERT – Integrante / HELGA HOLZMANN – Integrante / KELLI CRISTINE ASSIS DA SILVA SMYTHE – Integrante / MARCIO HENRIQUE DE SOUSA CARBONI – Integrante / ADRIANO RODRIGUES DE MORAES – Integrante / WILSON ALCANTARA SOARES – Integrante / ANDRE AUGUSTO MARIANO – Integrante / MARIA ISABEL DA SILVEIRA BORDINI – Integrante / EMILIA CHRISTIE PICELLI SANCHES – Integrante / JULIANA BUENO – Integrante / WESLEY VINÍCIUS DOMINGUES – Integrante / LEANDRO POLLI DA LUZ – Integrante / WELLINGTON TORRES GIL – Integrante / DEBORA FRANCIELE DOS SANTOS – Integrante / LEONARDO HATSCHBACH MACIEL – Integrante / CAROLINE VALDOVSKI LOURENÇO – Integrante / BEATRIZ SANTOS PEREIRA – Integrante / RAQUEL CATTINI DE MELLO – Integrante / ALESSANDRA CARVALHO DE PAULA – Integrante / BRUNA HENKEL PROCEKE – Integrante / EDUARDO CARDOSO DA SILVA – Integrante / IRANISE MORO PEREIRA JORGE – Integrante / MARIA LUCIA MASSON – Integrante / RENATO EUGENIO DE LIMA – Integrante / ALEXANDRE BETIATTO – Integrante / VINICIUS MENDONCA DE MOURA – Integrante / JULIANA GONCALVES DE ALMEIDA – Integrante / ROBERTO MALCHER DE BARROS – Integrante / NAJLA CAROLINE ASMAHAM NUNES – Integrante / BRUNA KOMETANI BRESOLIN – Integrante / GABRIELI CHRISTINA DA CRUZ NOGUEIRA – Integrante / JESSICA APARECIDA FEDALTO – Integrante / JACQUELINE MELO DE SOUZA – Integrante / ANNA JEYCE OLIVEIRA ARAUJO – Integrante / JESSICA MARIA MOREIRA PESTANA – Integrante / KELLYN LITTER – Integrante / JULIANA RODRIGUES DE MORAES FERREIRA – Integrante / ELISA BOHN BIDO – Integrante / JESSICA PIRES DE MACEDO – Integrante / SILVANA PEREIRA DETRO – Integrante / LUCAS FRANCO MENDES – Integrante / ANA CAROLINA DE SOUZA COSTA – Integrante / LIGIA NAOMI NAKASE – Integrante / JULIANA FERREIRA DE OLIVEIRA – Integrante / REBECA GRAEML ABDALLA – Integrante / CAROLINA SILVA KINOPF – Integrante / Glaucio Valdemari – Integrante / VIVIAN ROTUNO MOURE VALDAMERI – Integrante / PAULO ROBERTO WORFEL – Integrante / ADEMIR LUIZ DO PRADO – Integrante / ISADORA DA SILVA ZANZARINI – Integrante / GUSTAVO BARBOSA PIRES – Integrante / GUSTAVO DA PAZ – Integrante / WALDEMAR VOLANSKI – Integrante / YASMIN PEREIRA BUABSSI – Integrante / BRUNO DA SILVA CARDOSO – Integrante / Tiago Chelni – Integrante.

ENGenhar-MEC

Descrição: O projeto tem como objetivo Capacitar, subsidiar e multiplicar o conhecimento na comunidade acadêmica e na sociedade. Ele atua em quatro frentes: 1.Capacitação de alunos e professores para a multiplicação de conhecimentos de engenharia na comunidade acadêmica da UFPR e também na sociedade. 2.Criação e desenvolvimento de soluções, inovações e melhorias em projetos de engenharia. 3. Projeto de peças, equipamento e soluções de engenharia em geral. 4. Prototipagem de ideias, componentes em geral. Ele tem as seguintes vantagens para a comunidade acadêmica: Potencializar os projetos de extensão; Dar suporte no desenvolvimento de projetos de conclusão de curso; Aprender a utilizar novas tecnologias; Troca de experiências com profissionais e estudantes de outras áreas; Ter a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos. Fazer visitas técnicas nas empresas parceiras.
Alunos envolvidos: Graduação 
Integrantes: Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto – Integrante / Sérgio Fernando Lajarin – Coordenador.

Projetos em desenvolvimento


Desenvolvimento de produtos para fins de desinfecção por luz UVC

Descrição: Este projeto tem como objetivo geral sistematizar o conhecimento metodológico para o projeto de produtos que permitam a esterilização de superfícies com luz UVC de forma eficiente, eficaz e segura. De forma que esta tecnologia possa ter ser apropriada para uso tanto em ambiente escolar quanto hospitalar, respeitando os protocolos de segurança e de saúde. Para atender o objetivo geral, será desenvolvida uma bancada de teste para definir parâmetros de eficiência e eficácia de lâmpadas UVC com fins germicidas.E a partir destes parâmetros serão propostos projetos aplicados de luz UVC para produtos germicidas. A equipe deste projeto é multidisciplinar, formada por profissionais da engenharia, design e áreas ligadas a inovação. Pretende-se desenvolver sistemas de multiplicação e disseminação deste conhecimento.

Financiador: Universidade Federal do Paraná – Auxílio financeiro.

Diretrizes para a segurança, usabilidade e intuitividade do uso para contexto de emergência

Descrição: O presente projeto faz parte da linha de pesquisa Ergonomia e Usabilidade, unidade vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR e ao grupo de pesquisa coordenado pela autora e registrado no CNPq. Este projeto foi aprovado no Edital Universal da Fundação Araucária em 2012 e conta com a colaboração de professores da UTFPR, através do termo de convênio e cooperação entre o PPGDesign/UFPR, a UTFPR e pesquisadores do LACTEC. Neste projeto pretende-se investigar a usabilidade e a intuitividade, avaliando situações de produto que requerem e exigem a máxima segurança no uso, a fim de estabelecer requisitos para a sua certificação.

Projetos relacionados:
– Cadeira Anfíbia: uma abordagem sistêmica para requisistos de usuário e projeto
– Piano & ergonomia
– Grampeadeira Faurecia

Financiador: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

*Clique aqui para acessar outros projetos de pesquisa já desenvolvidos pelo Laberg