O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (EBB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi implantado no ano 2000, fruto da iniciativa de um grupo interdisciplinar de professores de diversos departamentos, sob a liderança do Prof. Dr. Carlos Ricardo Soccol. Vinculado ao Setor de Tecnologia, o curso consolidou a chamada Escola de Biotecnologia Industrial da UFPR, integrando todos os nÃveis de formação acadêmica: Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
Pioneiro no Brasil, o curso de EBB da UFPR serviu como modelo para a criação de programas semelhantes em diversas instituições de ensino superior, incluindo universidades federais (como UTFPR, UFPA, UFT, UFCG, UFRJ e FURG), estaduais (USP, UNESP, UERGS, UNEB) e particulares (como a Universidade Positivo – UP e a Faculdade Capivari – FUCAP). A consolidação do curso contribuiu diretamente para o reconhecimento de uma nova profissão no paÃs: o Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia.
O exercÃcio profissional foi formalmente reconhecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), conforme disposto no Art. 2º da Resolução nº 1.108, de 29 de novembro de 2018. Ao Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia são atribuÃdas as competências previstas no Art. 7º da Lei nº 5.194/1966, em conjunto com as atividades 1 a 18 do Art. 5º, §1º, da Resolução nº 1.073/2016. Essas atribuições abrangem o desenvolvimento de processos e produtos que envolvam sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, em setores como saúde, agricultura, alimentos e bebidas, energia, meio ambiente, indústria bioquÃmica, melhoramento genético e tratamento e aproveitamento de resÃduos.
O curso também oferece uma formação internacional diferenciada por meio do Programa de Cooperação Franco-Brasileiro para o Desenvolvimento da Complementaridade e Dupla Diplomação da Formação de Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia, aprovado no edital CAPES-BRAFITEC. Esse programa proporciona a estudantes selecionados a oportunidade de obter uma dupla diplomação, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando as perspectivas profissionais no cenário global.